Páginas

22 outubro 2010

Uma caricatura do Dr. Carriço...

...da autoria de Amado Ramos Estriga,
num Salão de Estética da Mocidade Portuguesa,
no Ginásio do Liceu Nun' Álvares, em 1949(?)
.
Lembro-me perfeitamente desta caricatura exposta numa das muitas mesas espalhadas por aquele ginásio do Liceu de Castelo Branco, em Maio de 1948 ou 1949(?).
.
Já sabíamos, por essa altura, que o Estriga era um "artista", neste tipo de desenho, mas a confirmação veio com esta caricatura magnífica que exprimia, da melhor maneira, não só o estilo do autor mas, principalmente, os traços fisionómicos do Dr. António Carriço. Não era possível fazer melhor...
.
Nunca mais tinha visto esta caricatura mas logo a recordei mal a voltei a ver agora.
Lembro-me exactamente do local, no ginásio, onde ela esteve exposta durante a aquele Salão de Estética em 1949... Obrigado, Isabel, por esta tão boa recordação de há tantos anos... São duas figuras que marcaram e ficam ligadas à cidade de Castelo Branco.


O Dr. Carriço era mesmo assim...
desenhado pelo Estriga em menos de vinte traços!

.

O autor Amado Ramos Estriga


"João José
(...)
Nas arrumações na casa onde vivo actualmente, encontrei esta caricatura do meu Pai feita pelo nosso amigo Amado Estriga há tantos anos...
O meu Pai tinha nessa altura 35 anos, os meus filhos têm 39 e 40 anos, como os tempos eram diferentes...
(...)

Os meus cumprimentos
Até sempre
Isabel Carriço"

.

1 comentário:

Margarida Carriço Monteiro Grillo disse...

Gostei João... não só pelo Pai, mas também por recordar o Engº Estriga e o seu enorme talento! Abraço amigo Margarida Carriço Monteiro Grillo