Páginas

17 junho 2010

Beira Baixa - 1961 - Setembro

03 Setembro
A Fábrica da Sicel, em Alcains
A mais importante Unidade Fabril Portuguesa de derivados de milho, foi visitada pelo Ministro do Estado e pelo Secretário do Comércio respectivamente Dr. Correia de Oliveira e Dr. Dias Rosas.
.
10 Setembro
“Itinerário de uma viagem ao Médio Oriente” (título de 1ªpg,)
“O Reverendo Cónego Anacleto Martins partiu para a Terra Santa no passado dia 7” (com foto junto da avião e a legenda” O Sr. Cónego Anacleto Martins, pároco de Castelo Branco, momentos antes da sua partida para a Terra Santa, foi especialmente fotografado para o nosso jornal".)
.
10 Setembro
Capitão Simão Malcata
Num dos últimos contingentes militares partiu para o Ultramar (norte de Angola) o Sr. Capitão de Infantaria Simão Antunes Malcata que depois de uma estadia de dois anos e meio, na Índia Portuguesa prestou serviço nesta cidade de Castelo Branco.
Ultimamente estava colocado no RI 12, em Coimbra.
.
10 Setembro
José de Paiva Morão
Na reunião semanal do Município, o Sr. Presidente em exercício congratulou-se pela presença naquela reunião, do vereador Sr. José de Paiva Morão que se tem encontrado afastado do exercício das suas funções devido a um grave desastre de que foi vítima.
.
17 Setembro
Plano de Actividade – base do orçamento ordinário
do Município de Castelo Branco, para o ano de 1962.

.
Melhoramentos Urbanos……………………………4.710.000$00
Melhoramentos rurais…………………………………..897.500§00
Abastecimento de águas e saneamento.... 3.247.000§00
Instrução………………………………………………………….90.000§00
Outros melhoramentos………………………………….380.000§00
.
17 Setembro
O Palácio da Justiça
Vai ser encarada no próximo ano a construção do Palácio da Justiça (Tribunal, Conservatórias do Registo Civil, Predial e Notariados)
Já foi entregue ao Município a importância de 1.500.000§00 que se encontra cativa para aquele fim.
.
17 Setembro
União Nacional
Foram nomeadas as Comissões Distrital de Castelo Branco
e Concelhias de Oleiros e de Vila de Rei.
A Comissão Distrital ficou assim constituída:
Presidente: Dr. Simplício Barreto Magro
Vice-Presidente: Dr. Carlos Coelho
Vogal: Dr. Augusto Duarte Beirão
Vogal: Eng. Gabriel Costa Gonçalves
Vogal: Dr. José Catana Diogo
Vogal: Prof. Manuel de Jesus Silva Mendes
Vogal: Eng. Ernesto de Melo e Castro
.
Pela Comissão Executiva da UN foram nomeadas as Comissões Concelhias da UN de Oleiros e de Vila de Rei
Ficaram assim constituídas:
.
Oleiros
Presidente: Dr. Armindo da Silva
Vice-Presidente: Sr. José Maria Martins
Vogal: Álvaro Ferreira de Matos
Vogal: António Barata Júnior
Vogal: João Dias
Suplente: Nuno Augusto Martins
.
Vila de Rei
Presidente: Dr. António Melo Vieira Ponces de Carvalho
Vice-Presidente: Rev. Padre Sebastião Esteves Calvário
Vogal: Prof. José Lucas Martins
Vogal: João Nunes de Sousa
Vogal: João Vicente Lopes
.
17 Setembro
Vestido de Chita
Idalina da Conceição Nabais foi a vencedora do concurso do Vestido de Chita, organizado pelo Sport Benfica e Castelo Branco (última página com a fotografia da vencedora)

.
17 Setembro
D. Maria Pratas de Abrunhosa
Após longo sofrimento faleceu na nossa cidade, confortada com todos os Sacramentos, a Sr.ª D. Maria Pratas de Abrunhosa, mãe do nosso muito querido amigo Sr. Dr. João Caetano Abrunhosa, casado com a Sr.ª D. Maria Taciana Vaz Preto de Abrunhosa e da Sr.ª D. Laura de Abrunhosa Mansinho, casada com o Sr. Dr. João do Nascimento Mansinho e avó dos meninos Maria Bárbara, João António e Maria João Vaz Preto Abrunhosa e da menina Maria Inês de Abrunhosa Mansinho.
.
17 Setembro
Casamento
Com grande solenidade religiosa, realizou-se no dia 9, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, o casamento da Sr.ª D. Maria Cecília Queiroz Pereira Bacelar Carrelhas, filha da Sr.ª Dona (sic) Cecília Queiroz Pereira de Bacelar Carrelhas e do Sr. Dr. António Huet de Bacelar Carrelhas, com o Sr.
Carlos José Sanches Vaz Pardal, finalista do IST, filho da Sr.ª D. Maria Amália Sanches Vaz Pardal e do Sr. Dr. Ulisses Vaz Pardal, família de grande importância social na nossa província.
(…)
Durante as cerimónias de impressionante ambiente religioso, fez-se ouvir o Coral “Stella Vitae” em “Cristão cantai o hino”, de Bach e “Magnificat”, de Perrochot, “Kyrie, Sanctus e Agnus Dei”, de Franco Vittadini e “Ave Verum”, de Mozart
.
24 Setembro
Casamento
No Santuário de Fátima realizou-se, no passado dia 16, o casamento da Sr.ª D. Maria Regina Vieira de Almeida Álvares Pereira Vaz de Carvalho, filha da Sr.ª D. Maria Isolina Vieira de Almeida Vaz de Carvalho e do Sr. Albertino Álvares Pereira Vaz de Carvalho, com o Sr. António Carvalho Gonçalves Varão Romão, filho da Sr.ª D. Maria da Conceição Carvalho Gonçalves Varão Romão e do Sr. Dr. Domingos Martins Romão, já falecido.
Da noiva foram padrinhos seus tios Sr.ª D. Maria Alice Guedes de Oliveira Vieira de Almeida e o Sr. Prof. Doutor Francisco Vieira de Almeida e do noivo, sua mãe e seu irmão Sr. Joaquim Carvalho Gonçalves Varão Romão.
A cerimónia foi celebrada pelo Revº Padre Dr. José Vaz de Carvalho, S.J., primo da noiva.

Sem comentários: