Páginas

04 junho 2010

Quando a dor me amargurar...

... um poema de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa
com o traço de Almada Negreiros
.
Glosa a uma quadra de Augusto Gil
.
MOTE
Teus olhos, contas escuras,
São duas Ave Marias
D'um rosário d’amarguras
Que eu rezo todos os dias.


.
GLOSA
Quando a dor me amargurar,
Quando sentir penas duras,
Só me podam consolar
Teus olhos, contas escuras.

.
D’elles só brotam amores:
Não há sombras d’ironias;
Esses olhos sedutores
São duas Ave Marias.

.
Mas se a ira os vêm turvar
Fazem-me sofrer torturas
E as contas todas rezar
D’um rosário d’amarguras.


.
Ou se os alaga a aflição
Peço p’ra ti alegrias
N’uma fervente oração
Que rezo todos os dias!
.
Esta glosa, foi o primeiro texto publicado por Fernando Pessoa, num jornal, quando tinha apenas 14 anos. Referência completa da publicação:
Jornal "O Imparcial", Ano II, N.º 433, 18 Jul. 1902

Sem comentários: