Páginas

15 maio 2010

Beira Baixa - 1961 - Junho

04 de Junho
O Dr. Jorge Seabra assina o artigo sobre a “3ª Romagem de Saudade” e deu-lho o título “Uma nova demonstração de Lealdade, Beleza e Amor”.
.
04 de Junho
Nascimento
No passado dia 1, deu à luz na maternidade Alfredo da Costa, uma criança do sexo feminino, a Sr.ª D. Ana Maria Casal Ribeiro Fernandes Tomás Vaz de Carvalho, esposa do nosso querido amigo Carlos Manuel Vieira de Almeida Álvares Pereira Vaz de Carvalho.
.
10 de Junho
A Feira Popular de Castelo Branco, organizada pelo Sport Benfica e Castelo Branco, foi ontem inaugurada. Segue-se uma entrevista com o Sr. Manuel Afonso Salavisa, membro da organização.
.
10 de Junho
Espectáculos no Cine Teatro Avenida
Hoje – A verdade, com Brigitte Badot e Charles Vanel
A gata borralheira, em matiné.
3ªf - Momentos de perigo, com Trevor Howard e Dorothy Dandrige
5ªf – O último combate, com Van Johnson
Sab - Território apache, com Rory Calhourn e Barbara Bates
Dom – Sombra branca,com Anthony Quinn e Yoko Tani
.
18 de Junho
“A III Romagem de Saudade decorreu num ambiente de franca camaradagem”, (título na 1ª página).
Não sei se é apenas Romagem de Saudade o que isto deve chamar-se, porquanto há alguma coisa de prospectivo, de desejado, alguma coisa de futuro nesta contemplação do passado.” afirmou o Sr. Prof. Doutor Vieira de Almeida no Sarau da 3ªRomagem de Saudade.
.
18 de Junho
Dr. Álvaro Fernando Moniz Rebelo
No Liceu Normal D. Manuel II, do Porto, concluiu o Exame de Estado em Ciências Histórico-Filosóficas, com a classificação de 14 valores.
.
18 de Junho
3ªRomagem
O terceiro e último dia da Romagem culminou com o descerramento de uma lápide de homenagem ao poeta albicastrense João Roíz de Castelo Branco na qual se encontra gravado a letra de ouro a tão célebre “Cantiga partindo-se”.
Antes do descerramento, a Sr.ª D. Maria de Lourdes Amaral proferiu uma brilhantíssima palestra sobre a personalidade e obra de João Roiz de Castelo Branco seguindo-se a declamação de poemas de homenagem ao Poeta do cancioneiro, escritos por Liberto Cruz, Hugo Correia Pardal, José Correia Tavares, Frade Correia, José Vieira Lopes, Sebastião Morão Correia e Américo Dias Bento, respectivamente recitados pelos alunos Maria Lúcia Braga Dias, Maria Otília Mingote, Rui Antonino, Maria José Morão Carrega, Raul Louro e Maria Margarida Milheiro.
O Sr. Dr. Américo Dias Bento, a quem se ficou a dever aquela bela tarde de poesia, declamou o poema de sua autoria especialmente escrito para esta homenagem a João Roiz de Castelo Branco.
.
18 de Junho
Jantar de homenagem
Os antigos alunos do Sr. Dr. João do Nascimento Mansinho que durante cerca de 30 anos leccionou no Liceu da nossa Cidade e que recentemente foi transferido, a seu pedido, para o Liceu Passos Manuel, em Lisboa, promovem no próximo dia 8 de Julho um jantar de homenagem no recinto de festas da Feira Popular.
.
25 de Junho
Homenagem ao Sr.Dr.João do Nascimento Mansinho
Uma comissão de antigos alunos do Sr.Dr.João do Nascimento Mansinho, constituída pelas Sras.D.Ludovina Barroso, D.Maria José Sequeira, D.Maria do Rosário Cristóvão e peloa alunos Srs.António Pissarra Lopes Dias, Dr.Carlos Carita Bento, Francisco Pires Marques, Dr.João Pinto Elvas, Dr. João Romãozinho, Dr.José Raposo Semedo e Eng.Olímpio de Matos, promove no dia 8 de Julho na Boite Telha Vã, um jantar de homenagem àquele seu antigo professor que deixa de leccionar, a seu pedido, no liceu de Castelo Branco, passando a exercer a sua actividade docente no Liceu Passos Manuel, em Lisboa.
.
25 de Junho
Espectáculos no Cine Teatro Avenida
Hoje – Os nus e os mortos, com Aldo Page e Clift Robertson
3ªf – Gorila, agente secreto, com com Roger Hanin e Charles Vanel.
5ªf – Quanto mais cedo melhor, com Marilyn Monroe e Tony Curtis
Sab – O sinal da cruz, com Frederic March e Elissa Landi
Dom – O mistério do navio abandonado, com Gary Cooper e Charlton Weston

Sem comentários: