Páginas

12 abril 2010

Morreu Nascimento Rodrigues...

O antigo Provedor de Justiça morreu esta noite, com 69 anos. Era um Homem com “elevada estatura moral”.

Nascimento Rodrigues
.
O conselheiro de estado foi vítima de complicações cardíacas derivadas de enfisema pulmonar.
O Presidente da República, Cavaco Silva, já veio prestar homenagem ao antigo Provedor de Justiça e conselheiro de Estado.
"Lamento profundamente o falecimento do Dr. Henrique Nascimento Rodrigues, jurista eminente e homem público que se destacou, em todas as funções que exerceu, pela sua elevada estatura moral, pela dedicação à causa pública e pelos relevantes serviços que prestou ao País, designadamente em defesa dos valores da democracia e dos direitos fundamentais dos cidadãos".
.
Nascimento Rodrigues foi deputado à Assembleia da República, pelo Círculo Eleitoral de Lisboa, tendo presidido à Comissão Parlamentar do Trabalho (1979-1980).
Ministro do Trabalho do VII Governo Constitucional, foi também consultor da Organização Internacional do Trabalho, dirigiu o Gabinete de Cooperação com África do Ministério do Trabalho e representou o VII Governo na Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho.
Em 1992 foi eleito, pela Assembleia da República, presidente do Conselho Económico e Social, cargo que exerceu até 1996. Foi eleito, em 2000, Provedor de Justiça, pela Assembleia da República, e reeleito em 2004, cargo a que renunciou no dia 3 de Junho de 2009.

Sem comentários: