Páginas

29 abril 2010

Estão de parabéns...

Na "Reconquista" de hoje,
29 de Abril de 2010 - 1ªpg.
.
Em comparação com o que por aí vai...
este título enche-nos de orgulho!

.
Com a devida vénia ao João Carrega, autor deste apontamento, transcrevo um pouco do texto que acabo de ler.
.
A Cãmara de Castelo Branco é considerada pelo Anuário Financeiro dos Municípios como uma das melhores do país, no que respeita à gestão financeira das autarquias, ficando em primeiro lugar em dois dos rankings mais importantes..

O Presidente Joaquim Morão, da Câmara de Castelo Branco

.
"Oleiros também surge bem classificado entre os municípios de pequena dimensão."

O Presidente José Marques,
da Câmara de Oleiros
.

"O Município de Oleiros é o 6ºmelhor do País no Ranking Global dos municípios de pequena dimensão. A classificação tem por base diferentes indicadores, dos quais se destacam a liquidez, dívidas a terceiros, peso dos custos com pessoal, passivo, índices de endividamento ou o grau de execução da receita cobrada..

A Praça do Município, antiga Devesa.

Oleiros, a par de Castelo Branco, destaca-se assim na gestão das contas públicas...

José Marques, presidente da autarquia, mostra-se satisfeito com os resultados obtidos.
"A nossa gestão é rigorosa e procuramos gerir as contas públicas da melhor maneira possível, tendo sempre em atenção o bem estar das populações".
.
Deixo aqui os meus parabéns a toda a "equipa do Município" e que deposito, com muito gosto e por motivos que vêm de longe, nas mãos do vereador, Vice Presidente, Ataíde Garcia Guerra. Faz-me sempre bem recordar os tempos que, nas férias, passava na Farmácia da Praça da República... onde se liam, ávidamente, o "Diário de Noticias" do dia e o "Diário Popular", da véspera. E onde se reuniam as "cabeças bem pensantes" daquela época já tão longínqua. Gosto de recordar o Horácio Garcia Guerra, que foi um bom Amigo. A sua Farmácia era um autêntico Centro Cultural, na década de 40...
.
Quanto à Câmara de Castelo Branco, ela "é uma das melhores do país no que respeita à gestão económica e financeira".

Nos rankings que medem o menor peso das despesas com pessoal e o peso das despesas de investimento e transferências de capital superior a 50% das despesas totais, a autarquia presidida por Joaquim Morão é a melhor do país entre as Cãmaras com média dimensão.

Castelo Branco surge ainda como o 3ºmelhor de Portugal no quadro que apresenta os maiores resultados económicos.

(...) Os dados do estudo referem que a Cãmara de Castelo Branco ocupa o 15ºlugar, em termos de eficiência, sendo a única do distrito a ocupar um ranking das 20 melhoes do país.

No que respeita aos municípios com ou sem endividamento, o Distrito apresenta três autarquias bem posicionadas. Oleiros é 19º, Proença a Nova é 20ª e Castelo Branco 23º.

Castelo Branco e a Sé

Joaquim Morão considera que "os resultados obtidos espelham a política que temos seguido na autarquia e que passam pela eficiência e pelo controlo da despesas sem dar qualquer concessão à receita". Revela ainda que "hoje temos uma Câmara com grande credibilidade, que apresenta os melhores rácios de eficiência, o que nos dá a garantia de continuar a investir forte."

"Este é o rumo certo. Temos obra, temos património e as contas em dia!"
.

Sem comentários: