Páginas

29 março 2010

Beira Baixa - 1961 - Janeiro

01 de Janeiro
Na 3ªpágina, o Poema “Cristo” de Sebastião da Gama
(do livro Cabo da Boa Esperança)
.
À minha cabeceira o Cristo morre
de puro dó. Silenciosamente,
da cabeça caída para a frente
um fio de sangue, ainda vivo, escorre.

Puseram-mO ali como um remorso.
Não quiseram matá-lO de uma vez,
p’ra m’O porem ali como um remorso.
Tem os olhos abertos. Tristes…, tristes…
E a Sua boca quase que me fala,
como quem repreende meigamente.

Quando me vou deitar, já nem O olho.
Apago a minha vela bruscamente,
p’ra não ver os Seus olhos que me doem
como um remorso antigo.

Porque não ficou morto no Calvário,
apodrecendo aos Astros indiferente?
Porque veio acabar para o meu quarto,
com estes olhos suaves que me acusam,
com estes lábios tristes que me pedem
quo O não deixe morrer tão sem razão?

Tem quase dois mil anos o meu quarto.
E em mais de mil das noites destes anos
eu apaguei a vela p’ra não ver
a agonia do Cristo, que me acusa.

Mas Ele rasga a escuridão da Noite.
Mas ele rasga o sono em que me oculto
e vem, solto da cruz a que o prendi,
continuar, no fundo da minh’alma,
Seu estertor.
Seus olhos brilham mais na escuridão…
P’ra de todo morrer,
como que espera apenas o segundo
de eu Lhe pedir perdão.
.
01 de Janeiro
Espectáculos
Cine Teatro Avenida
Hoje – Marcelino, pão e vinho (matine) e
Uma garota apimentada, com Anthony Perkins e Jane Fonda
3ªfeira – Êxtase, com Pascal Petit e Jeanni Esposito
5ªfeira – A 3ªchave, com com Eleonora Rossi
Sábado – O pequeno lorde, com Fredy Bartholomey e Mickey Rooney
.
08 de Janeiro
Notícias de Alpedrinha (na pág.9)
A Festa de Fim de Ano, na Estalagem de S.Jorge
(…) pois até hoje Alpedrinha, no aspecto turístico, tem estado praticamente dependente da iniciativa particular, como é o caso da sua Piscina, inteiramente construída pelo Sr. Dr.Sá Pereira e da sua Estalagem, fruto da tenacidade da Sr.ª D.Maria do Carmo Falcão Tarouca e de seu marido Sr.Etelvino Tarouca, mestres na difícil arte de bem receber.
( a propósito da Noite de S. Silvestre, “noite que dificilmente será esquecida por aqueles que ali assistiram à passagem do ano”)
.
15 de Janeiro
Com a presença do Governador Civil e mais autoridades foi inaugurada a nova sede do Centro Artístico Albicastrense.
(Na última página, com fotografia da assistência)
.
22 de Janeiro
O Reitor do Liceu de Castelo Branco apoia a sugestão apresentada nas colunas da “Beira Baixa”, de uma “Romagem de Saudade dos Antigos Alunos
Ofício do Dr. José Catana Diogo:
De harmonia com as sugestões apresentadas na imprensa local, tenho a honra de convidar os Antigos Alunos a tomarem parte numa reunião que se realiza pelas 17h, do dia 29 do corrente mês, domingo, no Liceu, afim de serem trocadas impressões sobra a próxima Romagem de Saudade.
Castelo Branco, 18 de Janeiro de 1961
O Reitor:
a) José Catanas Diogo.”
.
22 de Janeiro
Orquestra Típica Albicastrense
Constituem a Direcção da Orquestra Típica Albicastrense para o ano corrente, os Srs. Fernando José Dias, Tenente Manuel Dias Catana, Teresa Maria Pissarra Abreu, João Luís Vinagre, João Marques, Manuel Rodrigues Penteado, 1ºSargento Albino Siborro Alveirinho, Domingos Mendes e Adolfo Fidalgo Cavalheiro.
O Presidente da Direcção será designado pelo Círculo Cultural.
.
29 de Janeiro
Concerto Camoniano
A Delegação da Pró Arte, em Castelo Branco, promove no dia 27, pelas 21,30h, na Sala da Biblioteca do Liceu, um Concerto de Canto sobre textos literários de Camões.
As poesias cantadas pela distinta artista Maria Amélia Abreu serão acompanhadas com música de compositores portugueses como João Arroio, Cláudio Carneiro, Luís de Freitas Branco, Ivo Cruz, Fernando Lopes Graça, Croner de Vasconcelos e outros, executados pelos consagrados músicos Dinorah Leitão Cruz e Dr.Ivo Cruz.
.
29 de Janeiro
Espectáculos
Cine Teatro Avenida
Hoje – Conversa de travesseiro, com Doris Day e Rock Hudson
3ªfeira – Molokai, com Javier Eserivo
5ªfeira – Pagas ou morres, com Ernest Borgnine e Zhora Lampert
Sábado – Emboscada sangrenta, com John Derek e J.Hodiak

Sem comentários: