Páginas

18 janeiro 2010

A Vitória de Samotrácia...

Há dias (15 de Janeiro), o jornal "Público" anunciava a saída do primeiro volume da obra "Grandes Museus da Europa" exactamente para hoje, dia 18 de Janeiro.
.
Dava a conhecer que caberia ao "Museu do Louvre" encabeçar esta iniciativa e ilustrava o texto com uma fotografia da Vitória de Samotrácia.
.
Tudo estaria conforme, não fora o "pequeno" lapso de legendarem aquela peça com a designação de "Venus de Milo"... No texto que preenche o resto da página nem uma alusão ao nome real daquela escultura...
.
No dia seguinte percorri , com alguma atenção, as colunas do jornal e não dei conta de nenhuma rectificação. Provavelmente por culpa minha...
.
O pormenor parece irrisório... Um lapso (ou outra coisa qualquer) qualquer um tem... mas são já muitos os lapsos que se vão notando naquele jornal!
O Público era um jornal de referência!... Poderemos considerá-lo ainda como tal?...
.
Deixo aqui a fotografia publicada e a respectiva legenda.
E acrescento um pequeno texto, sobre a escultura representada, da autoria de Maximilien Gauthier.
.

A escultura e a legenda...

"A Vitória de Samotrácia (ou Nike de Samotrácia) é uma das mais célebres esculturas do Louvre, onde tem uma posição de primeiro plano, ao cimo de uma escadaria.
Descoberta em 1863, na ilha de Samotrácia, é provavelmente obra de uma oficina de Rodes. Ignora-se o nome do seu autor, assim como a natureza do acontecimento que era destinado a celebrar. Depois de ter sido restaurada (a asa direita e a parte esquerda do busto, foram reconstruídas), foi montada na proa de uma galera. O impulso de que o corpo parece animado, a sobriedade e a leveza do vestuário que o cobre e que o vento parece erguer, as proporções anatómicas e a imponente abertura das asas – tudo leva a classificar a Vitória de Samotrácia como uma das obras primas da arte helenística."
...by Maximilien Gauthier

Sem comentários: