Páginas

04 janeiro 2010

O Prof. Alberto Ralha..

Morreu o Professor Alberto Ralha
.
Foi o primeiro director do Laboratório de Polícia Científica, inaugurado em 1957, e bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (1980/83), entre muitos outros cargos e funções de relevo público que ocupou ao longo da vida.

O cientista Alberto Ralha morreu ontem, aos 88 anos.
Além de ter integrado o VII e XI governos constitucionais, como secretário de Estado do Ensino Superior, dirigiu, no início dos anos de 1970, o Secretariado da Reforma Educativa, criado pelo então ministro da Educação Veiga Simão, e ocupava o cargo de director-geral do Ensino Superior quando se deu a revolução de Abril de 1974.
.
Licenciado em Farmácia pela Universidade de Lisboa, onde foi depois docente.


Alberto Ralha
Numa caricatura de F.Duque, em 1956

Os alunos finalistas do Curso de Farmácia de 1954/56 prestaram homenagem aos Mestres dedicando-lhes uma página especial no seu Livro de Despedida. É neste Livro que surge esta caricatura de Alberto Ralha.
.
Foi bolseiro nas universidades de Madrid, Zurique e Basileia e membro do Conselho Consultivo de Ciência da Fundação Gulbenkien, antes de ter presidido ao Instituto Nacional de Investigação Científica (1984/86) e ter sido agraciado como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a par de dois outros títulos honoríficos espanhóis.

3 comentários:

Diana Ralha disse...

Boa Tarde,
Chamo-me Diana Ralha e sou neta do Prof. Alberto Ralha.
Agradeço-lhe muitíssimo, em nome de toda a família, esta sua referência no seu blogue. Pergunto-lhe ainda se é possível enviar-me esta caricatura para o meu email (diana.ralha@gmail.com).
Muito grata.
DR

Unknown disse...

Diana
Acho que só a vi 2 vezes de tranças louras, mudei muitas fraldas ao seu irmão Leonardo. Era (sou) muito amiga da sua tia Helena... andámos juntas no Sagrado Coração de Maria e depois no ISPA. A vida separou-nos mas pf gostava de entrar em contacto com ela. Sinto imenso tudo o que se passou com a sua família que fui sabendo pelo seu blog.A sua avó, o seu pai agora o seu avô... e até a própria Lena...sinto mesmo muito.
Por favor transmita-lhe o meu recado e diga-me como posso contactar com ela... se ela quiser, é evidente.
Um beijo para si para a sua filha e toda a familia.
Ana Paula Bottto de Oliveira

Diana Ralha disse...

(Pedindo desculpa ao autor deste blogue pela invasão da sua caixa de comentários)
Cara Paula,
Vou transmitir o recado (e que surpresa encontrar desta forma alguém tão próxmimo da família). Tem o meu email no comentário acima e, por isso, faça-me chegar a forma de a minha tia a poder contactar.

Obrigada por tudo e um beijinho para toda a sua família também.
Diana Ralha