Páginas

06 janeiro 2010

ISA

O Instituto de Santo António Descobri este anúncio, publicado em 11 de Agosto de 1957, na "Beira Baixa" , e recordei algumas memórias daquela inesquecível instituição albicastrense.
Memórias que aqui deixo...
.

Dr.Francisco Palmeiro, Director do ISA, fala aos seus alunos durante um almoço de confraternização, oferecido pela Direcção do Instituto no dia 26 de Janeiro de 1957.
.

À esquerda do Dr.Palmeiro, dum lado e do outro do braço do empregado de mesa, reconhecemos os alunos Domingos Duarte Belo e João Guerra (este último, professor em Setúbal durante os últimos anos de vida até nos deixar há pouco mais de um ano).
.

A mesa quase toda...
.
Na fila à nossa esquerda, podemos ver algumas caras conhecidas: o Alberto Martins (o 3º, a contar da direita), o Toninho Amaral (o 5º), o Carlos Vieira Barreto Magro (o 4º... e vivó Benfica!...) e o poeta José Correia Tavares, a seguir.
Na fila em frente, há muitas caras conhecidas... mas os nomes nem por isso! Apenas o João Guerra e o Domingos Belo, um pouco antes do Senhor Director, Dr.Francisco Palmeiro, quase "tapado" por um aluno...

... e o resto que faltava.

Da esquerda para a direita surgem, na fila maior, o Zé Carioca, o Carlos Bayan, o Pedro, o Raimundo, o André Calmeiro, o José Ramalhoso e o Maia Aguiar.
Na fila, em primeiro plano, apenas identifico o Sebastião Louro, ao centro.

Creio que teria sido nessa mesma noite o Baile dos Finalistas do Instituto de Santo António, do ano lectivo de 1956/57. Mas se não foi, também pouco importa...
.

A Tilita e o João Guerra, em 1957.

O que importa, como memória futura, e aqui fica para a posteridade, é um casal que, conhecendo-se há muito tempo por serem da mesma terra (Ponte de Sor), apenas iniciaram o seu namoro em Castelo Branco. A Tilita Deométrio Rodrigues que frequentava a Escola do Magistério Primário do Dr. Frade Correia e o João Guerra acabaram por casar, vindo residir para a Baixa da Banheira e mais tarde, em 1980, para Setúbal.

O João Guerra começou por dar aulas na Escola do Peixe Frito (um bairro excêntrico de Setúbal), e mais tarde na Escola da Fonte do Lavra, num bairro antigo e típico da cidade, onde foi colega da Maria Irene Proença, casada com o colega de então, no ISA, Manuel Maia Aguiar. A Tilita trabalhou sempre numa Escola no centro de Setúbal. a nº7 que é a mais antiga das duas existentes no Bairro de Montalvão.
Fui professor de um dos filhos, o Eng. João Carlos Guerra, quando em 1974/75 dei aulas no Liceu dos Casquilhos, no Barreiro.
.
Tendo aqui à mão o Livro de Despedida dos alunos do Instituto de Santo António, referente ao ano de 1956/57, não deixarei escapar a oportunidade de mostrar alguns dos "heróis" de Escola que existiu na rua Postiguinho de Valadares. Não resta hoje uma pedra sequer que a recorde...
.

O Alberto Martins que morava na rua Cadetes de Toledo e faleceu, novo ainda, na cidade do Porto onde trabalhava. Era irmão da Milú que tinha (tem!...) uma bela voz de fadista.
.

O Domingos Duarte Belo, dos Cebolais


.
O Manuel Belo Dias Carmona, também...
.
O Carlos Vieira Barreto Magro que vive no Porto e deixou de "aparecer" nas Romagens... com grande pena nossa. Apesar de viver no Porto, mantem a "sagrada chama encarnada" acesa no coração! Vivó Benfica, Carlinhos!!!...

.

O Carlos Vieira, em 7 de Junho de 1991

O José Rosário Cruz Tomás, (Zé Carioca para os amigos) que foi bancário em Lisboa e que encontrei muitas vezes na Avenida António Augusto de Aguiar onde trabalhava na altura. Actualmente, o nosso encontro é sempre no primeiro dia de Novembro, em Castelo Branco. E, de três em três anos, nas Romagens de Saudade.

.
.

O Zé Carioca em 25 de Maio de 2005

.
O Carlos do Rego Bayan que foi professor do ensino secundário em Vila Nova de Famalicão e onde creio que ele vive ainda. Notícias dele, apenas através da colega e amiga comum Maria Irene Crespo.

.
O João Guerra, falecido em Setúbal há pouco tempo. Foi professor do ensino primário (creio que agora se diz "1ºCiclo")


.
O José da Silva Ramalhoso com quem apenas me encontrei uma ou duas vezes após estes tempos. Foi numa "sardinhada" na Azambuja, onde nos "martelou os ouvidos" (isto é a brincar...) com um "instrumento de cordas"...

.

O José Ramalhoso em 18 de Junho de 1977
.

Com o Manuel Sarafana Maia Aguiar estou com relativa frequência, quer em Castelo Branco, em datas a que não costumamos faltar, quase todas relacionadas com o Liceu , quer em Setúbal onde é meu vizinho há já bastantes anos.



O Maia Aguiar em 16 de Setembro de 2008
.
Em devido tempo consegui arranjar mais duas fotos deste Curso do Instituto de Santo António,
graças aos "bons ofícios" da Maria Irene Proença e do Maia Aguiar.
.
A primeira, foi obtida durante a Ceia, em 26 de Janeiro de 1957, no Cine Teatro Avenida:

Nela podemos ver o Manuel Maia Aguiar, o Penha,
o Miguel Ângelo Moura, o Carlos do Rêgo Bayan e o José Carlos Bispo.

A segunda mostra-nos os alunos do ISA com alguns dos seus professores à porta do Hotel de Turismo, no fim do almoço oferecido pelo Dr. Palmeiro, nesse mesmo dia 26 de Janeiro de 1957.

Os finalistas do ISA à porta do Hotel de Turismo
.

Da esquerda para a direita:
De joelhos – Infante, Toninho Amaral, Antunes Valente, Brito Rocha, Raimundo, Matutino e Miguel Ângelo Moura.
.
1ªfila, de pé - Sebastião Louro, Pedro, Tó Caio, Dr.Palmeiro, Maia Aguiar, Domingos Duarte Belo e Alberto Martins.
.
2ªfila – Manuel Dias Carmona, Ferreira Pinto, Carlos Vieira, Manuel Belo Carmona e José Carlos Bispo.
.
3ªfila – Seco, José Correia Tavares, DrªMaria Luisa Almeida Esteves, DrªStella Monteiro(?), Padre Farinha, Dr.Américo Dias Bento, Cap,Jesus Correia, e Veríssimo.
.
4ªfila – José Carvalhão Ramalhinho, José Pereira Esperto, André Calmeiro, Silva, Fernando Portugal, Branco, Carlos Bayan, Zé Carioca, Anselmo Semedo Louro, Dr.Vasco Godinho(?), Dr.Marques, José Ramalhoso e Rito

2 comentários:

Tilita Guerra disse...

Professor Matos

Estou muito sensibilizada com a apresentação do seu blogue.Vejo que não se esqueceu de mim e do meu marido.Ficará para sempre na minha memória.
Quero agradecer também os bons ensinamentos que transmitiu ao meu filho João Carlos Guerra,como seu professor,o que fizeram dele o Homem que hoje é.

Muito obrigada!

Os meus cumprimentos

Bayam disse...

Meu caro Professor Matos

É sempre um prazer vir a este Blog e poder recordar, através dos seus posts, momentos que marcam a vida das pessoas.
Eu também fui aluno do ISA e recordo com muita saudade os tempos em que por lá andei.
Embora mais novo do que os srs., pois nasci em 1946, sou primo direito do Carlos Bayam e, quando por lá passei em situação muito especial pois era um puto, ainda o meu primo por lá andava o que me fez conhecer algumas destas pessoas que o sr. aqui refere e que eu recordo como homens já feitos.
Tenho de confessar que sou um Albicastrense desnaturado uma vez que já não vou a Castelo Branco há mais de 40 anos, o que faz com que eu sinta que me falta uma qualquer coisa que eu não sei definir lá muito bem mas que se sente.
Muito obrigado por este seu Blog.

Armando Bayam

P.S. - Quero dizer-lhe que vou enviar estas fotos ao meu primo, especialmente a da caricatura. lol