Páginas

09 dezembro 2009

Joana Demony

A propósito da prof. Eduarda Gameiro ...
.......recebi há dois dias uma mensagem que eu acho deliciosa! ...
.

Maria Eduarda Chagas da Silva Gameiro

Não conheço a Joana Demony... nem ela me conhece a mim... Mas, apesar disso, sei que ficámos Amigos, por sermos amigos comuns de uma pessoa de quem, ao longo dos anos, ambos nos habituámos a gostar - a minha antiga aluna e sua recente professora, a Drª Eduarda Gameiro.

Creio que a Joana Demony vive (ou viveu...) na "Europa"... depois de ter frequentado a Escola Secundária Virgílio Ferreira, "escola onde, em 1994-95 e 1995-96, fiz 10º e 11º anos, agrupamento de Artes". Foi lá que fui descobrir esta fotografia que aqui vos deixo.

Joana Demony
O chapéu era uma cartola de um bisavô…

Eis o texto do e-mail:

"Caro João Matos

Não se espante, pois não me conhece. Eu explico por que razão lhe escrevo e como obtive o seu contacto.
Fui aluna da Eduarda Gameiro (para mim professora, para si, pelo que li, aluna) na escola europeia de Bruxelas.

Tal como ela, resolvi fazer uma pesquisa na internet com o nome dela, porque há alguns anos que eu e o meu marido (o David, que também foi aluno dela) andamos à procura do seu contacto. Felizmente a pesquisa deu como resultado o seu blog, em particular o post de 3 de Julho de 2009, em que fala dela! Fiquei muito feliz por verificar que é de facto a nossa professora - as fotografias não enganam! Assim, desde já lhe agradeço por ter criado esse blog e por o manter acessível ao público, pois permitiu-nos este inesperado caminho para tentar chegar à "professora Gameiro" (como era conhecida na escola).Por outro lado, fico profundamente triste por ter conhecimento da doença da professora. Mas sei que é uma mulher lutadora e que estará certamente rodeada por muito carinho.

Decidi fazer esta pesquisa na internet porque se aproxima o 30º aniversário do meu marido e gostaria de lhe fazer uma surpresa, convidando a prof. Gameiro para a festa. Acabo de descobrir que vive na Alemanha, mas pode ser que tencione viajar a Portugal pelo Natal. De qualquer forma, o simples estabelecer de contacto já é um enorme presente. O David sempre gostou muito da professora, e ainda hoje fala nela com admiração e saudade. Quando somos jovens, pouco sabemos sobre o que é demonstrar emoções. Era o caso dele, e tenho a certeza que na altura gostaria de ter dito à professora o quanto gostava dela e o quanto ela o marcou.

Serve este e-mail para lhe pedir o grande favor de me facilitar o contacto da Eduarda Gameiro. É claro que, respeitando a sua privacidade, poderá pedir-lhe autorização para o fornecer! Ou simplesmente dar-lhe o meu e-mail e deixar o contacto ao seu critério.

Pode dizer-lhe que sou a Joana (na altura o apelido era Rodrigues), que estive na turma da Mariana Costa. E que o meu marido é o David Campos, de quem certamente ela se recorda.

O meu contacto é este: xxxxxxxxxxx@yyyy.zzz.

É muito engraçado que este seu blog tenha servido para um professor encontrar uma aluna que se tornou professora e que mais tarde foi encontrada por outra aluna!
Muito obrigada!

Cumprimentos e felicidades.
Joana

Nota 1 - "O chapéu era uma cartola de um bisavô e foi de facto uma brincadeira, mas o resultado ficou cómico, e como penso que o humor é para ser usado e abusado, utilizo-a nesses "sites": Hi5, Facebook..."

Resolvi enviar o contacto da Eduarda à sua aluna Joana sem a ter "avisado"... "sem lhe ter pedido autorização" para ceder o seu e-mail. Sabia de antemão que ela iria permitir... E, por experiência própria, eu acho que a Eduarda Gameiro vai ficar muito mais encantada com a surpresa que a sua aluna Joana Demony lhe vai proporcionar.

Que possam estar presentes, ambas, na festa do 30º aniversário do David é o que lhes posso desejar neste momento. Sinto que pratiquei uma "boa acção"...

Nota 2 – Recebi esta manhã um novo e-mail da Joana
.
"Olá, cá estou!
Luz verde, luz verde! Pode publicar no seu blogue! A professora Eduarda respondeu, que maravilha! E está em Portugal, pelo que poderemos surpreender o David como eu tinha planeado!
Muito obrigada por ter sido o elo de ligação. É uma
estória a guardar no coração e na memória.
Continue o seu
trabalho de ligação aos seus amigos, afinal é tudo o que há de mais importante na vida.
Um abraço,
Joana
"

A emoção pode até tomar conta das pessoas! Eu que o diga...

1 comentário:

Joana disse...

Bonito post!
Vou imprimi-lo e oferecer ao David no dia do aniversário.
Obrigada, amigo João Matos.

Abraço.