Páginas

02 novembro 2009

Beira Baixa - 1960 - Janeiro

Regressamos hoje ao convívio com as notícias antigas da Beira Baixa, após um interregno de seis meses.
.
03 de Janeiro
De luto
Com 85 anos de idade, faleceu em Setúbal, o Sr. João Martins, natural de Castelo Branco, pai do Sr. Manuel Martins Baptista, casado com a Sr.ª D. Maria José Baptista.
À família enlutada apresenta a “Beira Baixa” sentidas condolências.
.
3 de Janeiro
Baptizado
Realizou-se o baptizado do menino Fernando da Costa Moniz Rebelo, filho do Sr. Álvaro Fernandes Moniz Rebelo e da Sr.ª D. Maria Cristina Lopes da Costa, tendo sido padrinhos o Sr. José Maria Moniz Rebelo e a Sr.ª D. Maria das Neves Lopes da Costa.
.
No dia 27 de Dezembro, foi baptizado o menino Paulo Alexandre de Sousa Feijão, filho do Sr. José Sérgio Feijão e da Sr.ªD. Maria Helena Andrade Portela Feijão, neto paterno do nosso amigo e proprietário da tipografia Portella Feijão, onde se imprime a “Beira Baixa”, Sr. José dos Santos Portella Feijão e da Sr.ª D. Amélia Vieira Sérgio Feijão (falecida), tendo sido padrinhos o Sr. Dr. Alexandre dos Santos Babo e a Sr.ª D. Maria Júlia Fernandes de Oliveira Babo.
.
No dia 26 de Dezembro realizou-se o casamento do Sr. Porfírio Rodrigues Lima, filho do Sr. José António Lima e da Sr.ª D. Maria Amélia Perpétua, com a Sr.ª D. Bárbara Brito, filha do Sr. José Martins Brito e da Sr.ª D. Maria Bárbara Brito.
.
17 de Janeiro
Aniversários
Fizeram anos, no passado dia 12, a Sr.ª D. Ermelinda Teixeira da Cunha Mota e a Sr.ª D. Maria Taciana Tavares Proença Vaz Preto de Abrunhosa; e no dia 14, o Sr. Eng. José da Cunha Mota.

.
Fazem anos:
no próximo dia 18, a Sr.ª D. Maria Cerejo Goulão da Silva e o Sr. João Carlos da Costa Falcão Franco Frazão (Visconde do Alcaide);
no próximo dia 20, o Sr. Dr. Sebastião Morão Correia, prestigioso Reitor do Liceu de Portalegre e o Sr. Anthero Vaz Pardal:
no próximo dia 23, as Sras. D. Laura Abrunhosa Viegas Mansinho e D. Maria de Lurdes Moreira Dias Coutinho de Saraiva Lima.
.
24 de Janeiro
Notícias de Oleiros
Casa paroquial do Mosteiro
Uma Comissão a que preside o Sr, Baptista da Silva vai proceder à reparação geral da Casa Paroquial do Mosteiro, há muito desabitada, como primeiro passo para a recepção do novo Pároco com que a freguesia vai ser dotada.
Consta que o Pároco que vier para o Mosteiro será também o coadjutor de Oleiros.
Abastecimento de água ao Roqueiro

.
Encontra-se há já bastantes dias sem água potável a povoação de Roqueiro, um dos maiores agregados populacionais do concelho.
As condutas que vinham abastecendo a povoação, ao que consta devido a deficiente assentamento, sem os necessários ensaios de pressão, estão constantemente com roturas que se verificou ser impossível reparar.
Foi mandado elaborar já um novo projecto, a fim de suprimir esta falta.
.
24 de Janeiro
Espectáculos da semana, no Cine Teatro Avenida:
Hoje – “Quase nos teus braços”, com Cary Grant e Sofia Loren
3ªfeira – “Guinguette”, com Zizi Jeanmaire
5ªfeira – “ Corações destroçados” , com Arthuro de Córdova e Libertad Lamarque
Sábado – “Carmela é uma boneca”
Domingo – “Passageiro Clandestino”, com Martine Carol
.
24 de Janeiro
Dr.Catanas Diogo
Foi promovido a Inspector e nomeado Delegado da Mocidade Portuguesa no nosso Distrito, o Sr. Dr. José Catanas Diogo. Reitor de Liceu Nacional de Castelo Branco.
.
24 de Janeiro
Concerto de Harpa e Piano
Como já noticiámos, realiza-se no próximo dia 27, pelas 21,30h., no salão da Biblioteca do Liceu Nun’ Álvares da nossa cidade, o primeiro concerto desta época, promovido pela Delegação da Pró-Arte em Castelo Branco, no qual actuarão as distintas artistas Maria Clotilde Machado, harpista e Maria Helena de Matos Silva. Piano, e terá o seguinte programa:
I parte (Harpa)
Giga, de Corelli
Ária da Cantata Pentecostes, de Bach
Canto do Luar, de Ivo Cruz
Prelúdio, de Marcel Fourner
Canção inglesa e variações, de Thomas
II parte
Tocata em fá Maior, de Sousa Carvalho:
I Allegro
II Andante
III Allegro
Sonata em fá Maior, 2 nº1, de Beethoven:
I Allegro
II Adágio
III Minueto
IV Prestíssimo
Balada em lá bemol Maior, de Chopin
.
III parte (Harpa e Piano)
Concerto para harpa, de Gabriel Priné
I Allegro
II Andante
III Allegretto
.
31 de Janeiro
Capitão Gonçalves Crisóstomo
Pela última ordem do Exército foi promovido a capitão, o tenente do ESM Joaquim José Gonçalves Crisóstomo que continua colocado no Regimento de Cavalaria 8, desta cidade.
Ao jovem e distinto oficial, bem como a seus pais Sr.Dr.José Joaquim Crisóstomo e Sr.ª Adriana da Exaltação Gonçalves Crisóstomo, a sua esposa Sr.ª D. Fernanda Oliveira Dias Gonçalves Crisóstomo e a seus sogros Sr. Francisco Dias Rato e D.Joaquina de Oliveira Dias Rato, dirigimos as nossas felicitações pela justa e tão merecida promoção.
.
31 de Janeiro
Espectáculos da semana, no Cine Teatro Avenida:
Hoje – “Passageira clandestina”, com Martine Carol e Karl Heinz Bohre
3ªfeira – “A Rebelde”, com Sara Montiel e Joaquin Cordero
5ªfeira – “Desafio ao Crime”, com Jean Gabin e Annie Girardot´
Sábado - “Cuidado com o amor”, com Pedro Infante e Elsa Aguirre
Domingo – “Amores reais”, com Paquita Rico e Vicente Parra.

Sem comentários: