Páginas

26 outubro 2009

O medronho e a castanha...

Tenho estado em falta com Oleiros... e não posso deixar de aproveitar uma mensagem, tão linda quanto ternurenta, que hoje recebi de uma prima, que eu terei de conhecer em breve, para me "salvar" da culpa que venho "acumulando" desde a última vez que me referi à minha segunda terra mais antiga...
Eu sei que a Inês vai desculpar a minha inconfidência ao transcrever o email que acaba de me enviar...
Olhem só!... E digam lá se não é uma beleza!...
.
"Exmo. Sr. João José Matos:
Chamo-me Inês Martins e trabalho na Câmara Municipal de Oleiros.
Descendo de Oleirenses e tenho muito orgulho nesta terra.
Ainda somos primos afastados, sou bisneta de Maria Augusta Paula que era casada com o Sr. João de Matos. A minha avó, a quem chamam "Mana Maria", inspirou-se no seu nome e um dos meus tios chama-se João José por sua causa. Ando há imenso tempo para lhe escrever. Tomei conhecimento do seu blog na altura do programa "Os Grandes Portugueses", quando fez uma referência ao padre António de Andrade. Desde aí, assiduamente visito o seu blog.
. (É uma delícia ler palavras como estas... que me deixam emocionado.)
Após este preambulo a Inês avança com uma informação de que eu já tinha tido algum conhecimento através da imprensa regional.
.
"Acontece que o Município de Oleiros está a organizar a III Semana do Medronho e da Castanha, de 7 a 15 de Novembro. Esta iniciativa compreende a Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha, nos dois fins-de-semana, em 7 restaurantes aderentes, entre outras actividades.
Durante estes dias, quem passar pelo
Posto de Turismo de Oleiros poderá adquirir alguns produtos locais (à base de castanha e medronho e não só), assim como visionar documentários e exposições, nomeadamente a exposição "Xistos e Barros, Formas e Figuras", de Elisabete Lyon de Castro.

.
.
Olhem só a cor linda destes medronhos...
Olhem só aqueles dois "Ouriços" lá atrás...
.
Duas notas para alguns eventuais "ignorantes" (soit disant...)
1. Os medronheiros são plantas silvestres que crescem "à balda..." e em "quantidades industriais" nos terrenos sombrios ocupados pelos pinhais, coisa que não falta na nossa terra.
2 ...E as castanhas crescem nos castanheiros (claro!...) dentro dos respectivos ouriços!
Ainda, para alguns eventuais "ignorantes" (soit disant...): Para se deliciarem com umas boas castanhas... convem retirá-las, previamente, do respectivo invólucro...o ouriço!
Depois de deixarmos para trás estas "graçolas" sem graça... convinha relembrar que, em Oleiros, mais própriamente entre o Ribeiro da Serra onde morava o meu padrinho João da Costa, pai do Celestino, e a Quinta da Serra, lá no alto, que foi propriedade do "velho" Artur Romão, pai das minhas primas Romões, existiu o maior e mais vasto souto de Portugal, no qual se produziam castanhas de sabor delicioso... Creio que hoje já não existe castanheiro algum nesses terrenos a que me refiro.

.
Voltemos ao email da Inês Martins:
.
"Tomei a liberdade de o contactar, dando-lhe nota desta iniciativa, imaginando que talvez pudesse haver algum interesse da sua parte, ou da parte de algum amigo seu, em aderir a esta III semana temática.
Nesse sentido, envio-lhe também em anexo o cartaz geral do evento, o cartaz da mostra gastronómica, um possível roteiro destinado à captação de grupos, imagens da mostra gastronómica do ano passado e um documento com dados informativos."


Fica aqui um chamariz para os gastrónomos.
Já viram que lindos petiscos?!...
Já viram a cor destes pratos feitos à base de castanha e de medronho?!Então se já viram, estão à espera de quê para decidirem participar?...
.

"Despeço-me com a mais elevada consideração,
Melhores cumprimentos,
Inês Martins"

.

Como a Inês diz atrás, há sempre um interesse da minha parte em saber que Oleiros não deixa de que se esqueçam que existe e com vontade de ser sempre melhor...

Faço votos para que eu possa assistir ainda à inauguração da Estalagem de Santa Margarida... o que me levaria mais vezes a Oleiros... e por mais tempo de cada vez.

Deixo por último o Programa da III Semana do Medronho e da Castanha:

Setúbal - 26 de Outubro

Ah! Já me esquecia... É uma nota só para a Inês: "Provavelmente, antes do Natal, terei de ir a Oleiros fazer um almoço há muito prometido (e sempre adiado...), com o meu primo Augusto de Matos, filho do primo João de Matos, do Cabeço, (não sei se ainda é assim que se chama aquele outeiro onde o Augusto ainda mora) a que se refere no mail como seu bisavô. Espero que aceite o convite... "

1 comentário:

Maria Nazaré de Souza Oliveira disse...

É uma maravilha ver coisas tão lindas e tão saborosas!