Páginas

29 julho 2009

Rijks Museum Amesterdão

Cena invernal
Hendrick Avercamp
1591-1656
.

Cena invernal

Também Hendrick Avercamp pertence aos pintores da paisagem pura dos Países Baixos, preferindo as cenas invernais, com os canais e os rios gelados e o povo em festa. A sua qualidade de narrador é comprovada por este quadro, em que se movem mais de duzentas personagens.
Um exame atento de cada uma delas revela-nos que Avercamp dispunha de uma fantasia inesgotável no que respeita a atitudes e movimentos. Também a composição dos grupos de pessoas sobre o gelo é excelente: Avercamp sabe realçar sem nunca exagerar. A figura do patinador que cai, no meio do aparente e confuso vai vem da multidão, é maravilhosa e bem recortada.
Artista de grande sensibilidade, Hendrick Avercamp, sabe tratar perfeitamente a atmosfera. Aqui, representa um dia de Inverno bastante nublado: as cores violentas do primeiro plano depressa se esbatem num cinzento-azulado, à medida que se avança em direcção ao fundo; os ramos das árvores parecem mãos magríssimas, estendidas para o alto; e o céu encoberto é animado pelo voo das aves.
É de supor que Avercamp tenha sofrido a influência do flamengo Pieter Brueghel, o Velho, no que respeita à escolha dos temas.
.
Cfr. Marco Valsecchi
In “Grandes Museus do Mundo
Ed.Verbo – Setembro/1973

Sem comentários: