Páginas

03 julho 2009

Maria Eduarda Gameiro

A Maria Eduarda Gameiro "descobriu-nos" na internet...
.
"Ao escrever o meu nome por brincadeira, encontrei a minha turma (6°C -68/69) do Liceu Nacional de Setúbal.
Muito gostaria de saber o que é feito de todos estes colegas bem como do Professor!
Estou reformada (fui professora de Matemática) e neste momento encontro-me na Alemanha..
Alguém me dê noticias!!!!
Maria Eduarda Gameiro
Maria Eduarda Gameiro,
em Setembro de 1969
.
Em 10 de Novembro de 1969...
...num passeio de estudo à Arrábida e ao Cabo Espichel


A Maria Eduarda com os colegas de turma Francisco Rocha, João Miranda Duarte, Nelson Mota, Luís Sancho e José Manuel Parreira.

A Eduarda Gameiro faz o "boneco" do grupo, na marginal de Sesimbra.

Com a atenção devida, a Eduarda Gameiro e o Constantino Teles ouvem a dissertação do Prof.João Telo Pacheco, da Faculdade de Ciências de Lisboa que nos acompanhou no "passeio". A Conceição Silvestre (Brito), de costas, completa o grupo visível na foto.


A Graça Araújo, a Clotilde Dimas, o Carlos Setra e o cachimbo do Paulo Bordeira.
.
Respondi à Eduarda logo que pude. Fiz para ela um apanhado do "paradeiro" de muitos dos seus colegas daquela turma. Enviei-lhe algumas fotos tiradas em 1969 (10 de Novembro) e algumas outras de um evento em que ela não pode estar presente: a comemoração dos 20 Anos do Curso do 7ºAno, em 1970 (10 de Fevereiro). Para que ela pudesse ver como estavam então os seus colegas de turma e de ano... Com o "aviso" de que, entretanto se passaram quase outros 20 anos...
.
"Envio algumas fotografias tiradas em 10 de Novembro de 1969, durante um passeio de estudo de Geologia que fizemos à Arrábida, Sesimbra e Cabo Espichel na companhia de alguns colegas meus assistentes na Faculdade de Ciências que muito nos ajudaram nesse dia e acrescento algumas outras (a cor) numa reunião comemorativa dos 20 Anos do vosso 7ªano, realizada em 10 de Fevereiro de 1990, na qual não estiveste presente,
À distância de 20 anos… eles estão um pouco diferentes!... Mas a gente desculpa-os… Entretanto passaram-se outros tantos anos…"
.
A Manuela Pires da Silva, o Nelson Mota e a Clotilde Dimas
.
O Paulo Bordeira, o Escarduça, NN, o Luís Dãmaso, o Pedro Alves da Silvao Manuel Vaz Pereira e o Francisco Cunha.
.
Na assistência à aula proferida pela saudosa Dr.ª Manuela David Gomes podemos ver o Nelson Mota, o Peres Claro e o Manuel Vaz Pereira.
.
... e, também, o Carlos Setra e o Jorge Ruivo.
.
Passados uns dias a Maria Eduarda Gameiro acusava a recepção da minha "mensagem":
.
"Muito gostei de conhecer o que se passa com alguns dos meus colegas! Vejo que a turma “produziu” muitos médicos e professores!
Agora aqui vão alguns dados sobre o meu percurso : fiz a licenciatura em Matemática na Faculdade de Ciências de Lisboa (creio que estive com a Helena Gonçalves ) e, até 1985, trabalhei na Escola Secundária dos Olivais (hoje Eça de Queirós).
Nesse ano fui destacada para a Escola Europeia de Bruxelas onde estive até 2001 e onde conheci o meu marido , também ele professor, de Biologia e Química , e de nacionalidade alemã. Em 1998 o meu marido foi destacado para a Escola Europeia de Bergen na Holanda o que nos obrigou a uma separação mas que também teve o seu lado positivo no que diz respeito a um enriquecimento pessoal e cultural. Durante alguns anos vivemos a fazer malas entre a Bélgica e a Holanda!.
Em 2001 regressei a Portugal (mais malas e mais viagens!) . Em 2003 adoeci com uma doenca muito grave(...) à qual tenho resistido, felizmente, de uma forma muito positiva. Por vontade nossa e também a conselho dos médicos que me acompanham decidi pedir a reforma em 2006 o que me permite estar com o meu marido, agora na Alemanha e, também ele, a duas semanas da reforma!
Vou com muita regularidade a Portugal, não só para ver a família como também para revisões médicas .
Seria um grande prazer voltar a vê-lo professor!
De momento não posso enviar uma foto porque estamos com muitos problemas no computador (daí a razão da falta de acentos nalgumas palavras) mas, logo que possível, fá-lo-ei.
Envio o meu telemóvel de Portugal: 960000000 (estaremos lá a partir de finais de Julho e até Outubro. Caso haja um novo encontro da minha turma não se esquecam de mim!
Um abraço."

. Devo dizer que li, muito comovido, o que a Eduarda me contou sobre a doença que a tem atormentado... Espero que continue a lutar com todas as suas forças e pode ter a certeza que vai contar com o apoio de todos nós!...
.
Todo este "post" tem, essencialmente, como destinatários, todos os alunos do LIceu Nacional de Setúbal que foram colegas da Eduarda Gameiro, a "menina" que era filha do Sr. Comandante Gameiro, que foi capitão do Porto de Setúbal, em finais dos anos 60.

1 comentário:

SLC disse...

Fui seu aluno na Escola secundária dos Olivais o que para mim foi uma honra e enorme previlegio, nunca esqueci os três anos que estive sobre a sua educação na disciplina de matemática assim como não esqueci o pequeno puxão de orelhas quando soube que tinha optado pela área de humanística, as suas palavras foram: "-Tu não tinhas necessidade de fugir a matemática se é esse o caso, são poucos os que a seguem e tu não tens nenhuma dificuldade em a entender..." Um enorme beijo de saudade e reitero três anos de honra e previlegio por ter sido seu Aluno.
Hugo