Páginas

07 julho 2009

Biblioteca Municipal de Castelo Branco...

Na "Reconquista" de 25 de Junho, com título de 1ª página e chamada à página 3, anunciava-se que:
O Primeiro-Ministro José Sócrates inaugura no próximo domingo, a Biblioteca Municipal de Castelo Branco…”
.
Fiquei pasmado com tal informação!...
.

O edifício da Biblioteca, em 16 de Maio de 2006, pouco antes da inauguração.

.
Assisti a uma manifestação cultural na Biblioteca de Castelo Branco, na noite de 22 de Maio de 2008… Na verdade, àquela data, a Biblioteca já tinha sido inaugurada… já estava a funcionar!
Graças, apenas, ao espírito empreendedor do presidente da edilidade. Só a ele se deve a existência daquela instituição cultural… Naquele sítio e naquele momento…


Joaquim Morão, em 23 de Maio de 2008.

E prosseguia a notícia da Reconquista:
“A inauguração daquele espaço… acaba por ser um acto simbólico, já que aquele programa (Polis) teve início quando o actual Primeiro-Ministro tutelava a pasta do ambiente.”
E, logo a seguir:
Aquelas obras são também uma marca do actual presidente da autarquia Joaquim Morão, que conseguiu requalificar o centro cívico, prosseguindo depois essa lógica de requalificação noutras zonas da cidade. A própria biblioteca municipal é hoje apontada como uma referência nacional e uma das zonas mais modernas do país.”
.
Oh! Senhor Presidente Joaquim Morão… pelo que leio, “aquela obra é também uma obra com a sua marca”! Parece impossível que o seu nome, assim mencionado, venha retirar todo o brilho da acção do Sr. Presidente Sócrates na construção da Biblioteca… Isso não se faz!... Isso não faz sentido!...
Como que por acaso, aquela obra "também" mostra a sua marca… o Senhor deve ter um “grande amigo” no jornal… com esta tentativa de ofuscar o mérito de José Sócrates na realização deste magnífico empreendimento que é a Biblioteca Municipal e Castelo Branco
.
Usurpar, politicamente, o mérito de Joaquim Morão é próprio de quem pensa com alguma dificuldade… Talvez por isso, eu tenha percorrido as colunas do jornal albicastrense que há poucos dias me chegou e não tenha encontrado o relato da inauguração pré-anunciada! O Senhor José Sócrates, provavelmente, esqueceu-se de meter na agenda aquela “inauguração”… Ou, talvez, algum assessor lhe tenha chamado a atenção para o tamanho do dislate que ia cometer...
.
Tenho a certeza que a ironia que coloquei neste breve “apontamento” me vai custar uma “bica” no Kalifa, quando me encontrar com o jornalista José Furtado (que me deve uma…), na próxima deslocação à minha “cidade berço”. Espero que convide, da minha parte, o colega João Carregapara tomar a que lhe fico a dever agora.
.
NB – Aquela palavra “também” na frase “Aquelas obras são também uma marca do actual presidente…” é que me “revoltou as entranhas”…
A secundarização do Presidente Morão relativamente ao “oportunismo descarado” de José Sócrates não podia ficar impune e tinha de ser rectificada.

Foi o que tentei fazer…

Sem comentários: