Páginas

26 junho 2009

Setubalense - 1958 - Agosto

02-08-1958
Restaurante Novo Dia
Inauguraram-se ontem, oficialmente, as novas instalações do conceituado e antigo Restaurante Novo Dia.
.
02-08-1958
Notícias Pessoais
Celestino Alves

Partiu ontem para Paris onde deverá conservar-se cerca de seis meses, como bolseiro da Fundação Gulbenkian.
.
02-08-1958
Óbito
Morre, com 36 anos, em Cabeço de Monchique, o Sr. Venâncio Olímpio Croner Torres, irmão do Sr. Rafael Croner Torres.
.
04-08-1958
Reunião elegante
O Sr. Dr. João da Silva Cavalheiro, ilustre advogado e professor do Liceu de Setúbal, ofereceu em sua casa, pelas 18 horas de 6ª feira passada, uma recepção íntima ao Reitor e corpo docente do referido estabelecimento. A reunião, que teve a presença elegante de muitas senhoras, foi seguida de "cocktail" e decorreu num ambiente de muita simpatia e distinção, tendo-se conversado animadamente nos confortáveis aposentos do distinto anfitrião, que se encontrava acompanhado de sua esposa, filhinha e mais familiares. Encantados com a maneira afável como foram recebidos os componentes da prestigiosa classe -- que é a do professorado -- e ainda outras pessoas especialmente convidadas, felicitaram-se por esta magnífica confraternização, em ambiente tão elevado e que caracteriza o fim de todas as actividades escolares que, precisamente terminaram no referido dia. Todos tiveram para com o prezado colega e amigo, palavras de muito apreço e estima, e foram particularmente expressivos os encomiásticos termos em que o Sr. Dr. Mendonça e Costa -- também acompanhado de sua esposa e filha -- se dirigiu ao Sr. Dr. João Cavalheiro, que respondeu dizendo do seu grande prazer em receber tão distintas personalidades.
.
06-08-1958
Vitória F.C.
Emídio Graça encontra-se, desde ontem, em Sevilha.
.
11-08-1958
Notícias Pessoais
Iniciou auspiciosamente a sua clínica, nesta cidade, que é também aquela em que nasceu, o Sr. Dr. Eduardo Batalha Soveral Rodrigues, filho do Dr. José Soveral Rodrigues, a quem também felicitamos.
.
11-08-1958
Cidade
Um moderno estabelecimento comercial abriu hoje ao público.
Abriu hoje as suas portas ao público a casa "Calipso", moderno estabelecimento comercial dos Srs. Manuel João Pereira e João da Rosa Salgueiro.

O Arq. José Luís Lacasta Nascimento imaginou as decorações e desenhou o mobiliário, de cuja execução se encarregaram respectivamente as firmas Augusto do Carmo Solho e Evaristo Carmona, Sucessores...
O Eng. Humberto Ferreira da Cunha dirigiu tecnicamente as obras.
.
13-08-1958
Governo
Recomposição ministerial:
Ministérios:
Presidência: Dr. Pedro Teotónio Pereira
Defesa: General Botelho Moniz
Exército: Coronel Almeida Fernandes
Marinha: Comodoro Quintanilha Mendonça Dias
Estrangeiros: Dr. Marcelo Mathias
Ultramar: Comodoro Alves Lopes
Economia: Eng. Ferreira Dias
Comunicações: Eng. Carlos Ribeiro
Saúde: Dr. Martins de Carvalho
Justiça: Prof. Antunes Varela
Finanças: Prof. Pinto Barbosa
Obras Públicas: Eng. Arantes e Oliveira
Educação: Prof. Leite Pinto
Corporações: Dr. Veiga de Macedo
.
Secretarias de Estado
Indústria: Eng. Ferreira Dias
Agricultura: Eng. Quartim Graça
Comércio: Dr. José Gonçalo Coreia de Oliveira
.
Sub-Secretarias de Estado
Orçamento: Dr. José Pizarro Beleza
Exército: Ten. Coronel Gomes da Costa
Administração Ultramarina: Dr. Silva Tavares
Fomento Ultramarino: Eng. Carlos Abecassis
Indústria: Dr. João Ubach Chaves
Aeronáutica: Coronel Kaúlza de Arriaga
Obras Públicas: Eng. Saraiva e Sousa
Educação: Dr. Baltazar de Sousa
.
16-08-1958
Casamento
Na Igreja de S.João de Brito, em Lisboa, realizou-se na passada 5ª feira, dia 14 de Agosto, o enlace matrimonial do Arq. José Luís Lacasta Nascimento e Oliveira... com a Sr.ªD. Maria Rosária Pereira Vaz.
.
16-08-1958
Notícias .Pessoais
O Capitão Ernesto do Rosário será indigitado para Presidente da Associação de Futebol de Setúbal.
.
23-08-1958
CMS
Urbanização da zona do Liceu
O Sr. António de Jesus Guerra pretende urbanizar o terreno da antiga Quinta de Santo António, junto à estrada de Algodeia, a norte do Liceu Nacional, e a Câmara Municipal, com o fim de acautelar devidamente os interesses do Município, resolveu chamar a si a execução dos respectivos trabalhos, avaliados em 300.000,00 escudos e que serão pagos pelos interessados, em 4 prestações anuais de 75 contos.
.
27-08-1958
Nova fábrica de celulose em Setúbal
Vai construir-se uma nova fábrica de celulose, cuja autorização foi concedida em 1957, a um grupo que depois constituiu a Socel.
.
30-08-1958
Uma fábrica de pneus
Trata-se da fábrica cujos primeiros estudos de instalação permitiram prever que seria localizada próximo de Setúbal. Tal hipótese parece posta de lado, admitindo-se segundo as notícias que correm, que seja instalada na região de Alcochete.
.
30-08-1958
Hospital
Uma criança sucumbiu quando estava a ser operada.
Quando hoje... o médico oto-rino-laringologista Sr. Dr. Henrique Neves Soudo operava à garganta o pequeno Manuel António Paulino, de 8 anos, este sucumbiu a um ataque cardíaco...
.
30-08-1958
CMS
Gabinete de Urbanização
Por deliberação de 15 de Abril foi criado o gabinete de urbanização cujos encargos são suportados em partes iguais pelo Município e pela Direcção Geral dos Serviços de Urbanização. Por escritura de 21 de Abril foi celebrado contrato com o Arquitecto Fernando Alberto Oliveira Casaca para prestar serviço no referido gabinete com a retribuição mensal de 3.200,00 Escudos

Sem comentários: