Páginas

18 junho 2009

Figuras que desaparecem...

A Drª Maria Amélia Afonso
.
Foi através da "Reconquista" de hoje que tive a notícia da sua morte. Foi indubitavelmente um figura marcante da Cidade de Castelo Branco, onde exerceu a sua actividade com o maior dos profissionalismos.

No Livro de Despedida de 1936,
retratada por artista plástico Tomás Mateus que era seu colega de turma e com uns versos dedicados por outro dos seus colegas, Dr. Américo Dias Bento
.

Sempre séria, nunca vi
Um sorriso em seu olhar
Parece passar a vida
Num constante meditar
.

No dia 23 de Maio de 2008, vi pela última vez a DrªMaria Amélia. Aguardávamos o início da cerimónia da Recepção e Boas Vindas que o Sr.Presidente Joaquim Morão dedicou a todos os Romeiros da Saudade. Estávamos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco.
A Drª Maria Amélia Afonso não faltava a nada que se relacionasse com o "nosso" Liceu...

A DrªMaria Amélia Afonso em 23 de Maio de 2008

Que descanse em paz...
.

"Sempre gostaste de fazer viagens. Viajaste e conheceste todos os países da Europa e suas civilizações e, dizias sempre para onde e quando ias, telefonavas sempre quando aí chegavas…!
Não sabemos o que aconteceu! No dia 8, segunda-feira, já as estrelas do céu eram visíveis, partiste e não disseste para onde ias…! Até agora, nada! Não telefonaste. A gente desculpa, decidiste fazer uma surpresa e, de certeza foste dar uma volta muito maior…!
Só que desta vez, sabemos que o telefone não toca mais, estamos desolados…
( Excerto de uma “Homenagem dos sobrinhos”. In “Reconquista”.)
.
Na última página da “Reconquista”, a Redacção cumpriu um seu Dever, dedicando-lhe um "título" destacado a três colunas:
Faleceu a “doutora das análises
Faleceu dia 8 de Junho a “doutora das análises”. Maria Amélia Afonso tinha 92 anos e foi ao longo de 42 analista da cidade albicastrense, tendo sido durante longos anos responsável pela Farmácia Higiene. Foi a primeira mulher a fazer análises e a trabalhar com químicos em Castelo Branco.
A política também preencheu a sua vida e participou, inclusive, na campanha de Norton de Matos
Nasceu a 26 de Dezembro de 1916
(…)
Logo aos 6 anos frequentou o Colégio das Brasileiras, na rua J.A.Morão. Mostrou ser inteligente e prosseguiu posteriormente na Escola do Castelo onde, enquanto aluna, chegou a ensinar a tabuada aos mais atrasados.
Em Outubro de 1937 iniciava o Curso de Farmácia em Coimbra e em 1943, com a licenciatura já feita na Faculdade de Farmácia, no Porto, regressou a Castelo Branco.
(…)
Agora a morte surpreendeu-a calmamente e sem grandes sofrimentos.
Paz à sua alma.

N.B.
A Drª Maria Amélia fez parte do Curso do 7ºAno do Liceu de Castelo Branco que terminou no ano lectivo de 1935/36.
Entre os seus colegas mais conhecidos podemos lembrar-nos do António Correia Botelho, dos Escalos, do Dr. Armando da Mata Boavida, do Orca, do Dr.Jaime Lopes Dias, da Idanha, do Eng. Manuel Abreu Riscado, do Dr.Raúl Marques de Andrade, de Segura e do Dr.Sebastião Morão Correia, antigo Reitor do Liceu.

Sem comentários: