Páginas

24 maio 2009

Setubalense - 1958 - Maio

03-05-1958
General Daniel de Sousa
Com 90 anos faleceu há dias o General Daniel de Sousa que, em Setúbal, foi comandante do Grupo de Artilharia de Brancanes.
.
10-05-1958
Tomou ontem posse do lugar de adjunto da Direcção Escolar de Setúbal, o Sr. Professor Jorge Mendes Serra.
.
14-05-1958
Funcionalismo Municipal
Foi provido no cargo de 1ºoficial da Secretaria da C.M.S., o Sr. José de Sousa Oliva Júnior.
.
24-05-1958
Foram eleitos os Corpos Gerentes da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão
Assembleia Geral
Presidente: D. Domingos de Sousa Holstein (Duque de Palmela)
V.Presidente : Dr. Manuel Espírito Santo Silva
1ºSecretário : Eng. Jorge O'Neill
2ºSecretár. : Eng. João Botelho Moniz Borba
Direcção
Presidente : Dr. Francisco Correia Figueira
Secretário : Eng. António Porto Soares Franco
Secretário : José Fernandes Alves Cândido
Tesoureiro : Augusto Lopes Pedrosa
Vogais : António Ahrens Novais
Suplentes : Eng. Fernando O'Neill
Dr. José Soares Franco
Dr. José Ferreira de Sousa Fialho
Conselho Fiscal
Presidente : D. Domingos de Sousa Holstein (Duque de Palmela)
Secretário : Cap. Jacinto Frade
Relator : Guilherme Faria
Substituto : Eng. Henrique Costa Neves
Substituto : António Posser de Andade
Substituto : Luciano Rouillé
.
31-05-1958
Comissão Toponímica
A Câmara resolveu criar a Comissão de Toponímia que será constituída pelo Sr .Presidente da Câmara, o Srs. Vereadores Joaquim Arco e António Barroso e pelo Sr. Guilherme Faria , antigo vereador.
.
04-06-1958
Récita da Primavera, do Liceu Nacional de Setúbal
Realizou-se na passada 5ªfeira, no Cine Teatro de S.João em Palmela, a anunciada Récita da Primavera levada a efeito com a colaboração dos alunos e professores do L.N.S.
Iniciou o espectáculo o Orfeão Maior dirigido pelo professor de Canto Coral sendo de realçar os números "Hino à noite" de Beethoven e "Cantares" de Manuel Lino.
Seguiu-se a peça "Óleo" do dramaturgo americano Eugene O'Neill, drama poético do Mar. A cena, passada a bordo de um baleeiro, no mar de Bering no ano de 1895, deu-nos um Capitão Kenney (António Salgado) possuído da febre do óleo de baleia e uma Annie Kenney (Maria Virgínia Vicente) a caminho da loucura, no meio da imensidade branca e silenciosa do gelo.
Os "actores" desempenharam-se a contento dos seus papéis, transmitindo à assistência a angústia da solidão e do silêncio.
O "acto variado" deu-nos cinco rapazes alegres, dois jovens declamadores, um número de ginástica rítmica muito bem ensaiado e que prendeu vivamente a assistência; o canto, as harmónicas, os acordeões e o fado de Coimbra agradaram plenamente.
O "Momento de Ballet" deu um colorido suave e harmonioso, atingindo alto nível com um cabaz florido por fundo, de onde saiu uma flor maravilhosa e justificando por si só, o nome do festival.
Este número constituiu um dos momentos mais artísticos de todo o espectáculo. O Orfeão menor muto bem, sobretudo na "Macela", a duas vozes.
E Mestre Gil "falou" para entreter o espectáculo com um pequeno acto vicentino, em dois quadros, que nos deu, o primeiro, Manuela Cardoso numa soberba interpretação da pastora Mofina Mendes. No segundo quadro, Fernanda Martins foi um anjo sorridente, procurando salvar da tentação a alma majestosa do conhecido "Auto da Alma"
A assistência, que enchia por completo a bela sala do S. João, tributou, no final, fartos aplausos a todos os "actores" bem como aos professores que colaboraram na organização do espectáculo, que agradou plenamente.
.
09-06-1958
Passa amanhã o aniversário natalício da Sr.ª D. Maria Paula Cabral Graça.
.

14-06-1958
Funcionalismo Municipal
Tomou no dia 11, do lugar de 1º oficial da C.M.S., o Sr. José de Sousa Oliva Junior.
.
14-06-1958
Óbitos
Faleceu ontem, em Setúbal, o Sr. Manuel Mendes Otero, com 52 anos ,de idade, gerente da fábrica de conservas António Alonso,Ldª (Era pai da Valentina Otero que foi minha aluna em 1959/60 e avô do Paulo Romão Otero Pereira que foi meu aluno em 1982/83... Pois, pois!... filho da Valentina...)
.
16-06-1958
Óbitos
Faleceu ontem, com 71 anos, o Sr. António Cândido Guerreiro, proprietário da antiga papelaria - Tipografia Mascarenhas.
.
23-06-1958
Notícias Pessoais
Faz anos o Sr. Capitão Aviador José Lemos Ferreira.
.
25-06-1958
Cidade

É tornada pública a constituição da sociedade "Calipso - Sociedade Comercial de Fotografia e Desporto, Ldª" , de João Carlos Rosa Salgueiro e Manuel João Pereira, feita em 14 de Junho de 1958, com 40.000,00 escudos de capital social, em cotas iguais.

Sem comentários: