Páginas

28 maio 2009

A nova moeda de 2,5 €

"A língua portuguesa" entre Camões e Pessoa


Anverso e reverso da nova moeda
.
"O escultor de Castelo Branco homenageia Pessoa e Camões numa nova moeda dedicada à Língua Portuguesa.
Fernando Pessoa e Camões foram escolhidos pelo escultor José Simão para ilustrar a nova moeda de colecção de 2,5 euros que entra terça-feira em circulação, explicou o autor à Agência Lusa.
A moeda, da colecção "A Língua Portuguesa", será distribuída pelas tesourarias das instituições de crédito e do Banco de Portugal, anunciou a instituição.
A Casa da Moeda está autorizada a cunhar até 150 mil exemplares.

.
Tentei encontrar os autores que podiam simbolizar com maior eficácia a língua portuguesa numa pesquisa com o apoio de Natividade Pires, especialista em literatura”, professora no Instituto Politécnico de Castelo Branco, disse o escultor José Simão, colega da docente no estabelecimento de ensino superior.

.
Com o perfil de Fernando Pessoa surge na moeda a inscrição repetida da frase “A Minha Pátria é a Língua Portuguesa” e, no reverso, a imagem de Camões e as legendas “Língua Portuguesa” e “Património Cultural”.
Camões e Pessoa levaram a nossa língua além fronteiras. Tentei cruzar isso com a nossa diáspora, que é o transporte da cultura e da língua.”
.
Esta é a quinta moeda do escultor, desenhada no seu ateliê em Castelo Branco, onde reside."

.
in."Reconquista"
28. Mai. 2009
.

José Simão nasce em Castelo Branco - 1960.
Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa - 1994 Engenheiro Técnico de Máquinas pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - 1986
Membro da FIDEM (Fedération Internationale de la Médaille)
Membro Fundador do Grupo "Anverso/Reverso" - Medalha Contemporânea
Professor Convidado da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco
Professor Efectivo da Escola Secundária do Prof. Reynaldo dos Santos
Tem desenvolvido a sua actividade na área da escultura, privilegiando a escultura para espaços públicos e a medalhística.

Sem comentários: