Páginas

08 maio 2009

As Musas de Bocage...

Recebi há dias uma mensagem cheia de interesse, do antigo aluno do nosso Liceu, Manuel Maria Poirier Braz, que me permito tornar pública após o devido pedido de autorização. Que gentilmente me concedeu...
Poirier Braz entrou no Liceu Nacional de Setúbal em 1 de Outubro de 1946 tendo sido incluido na turma B, do 1ºAno e a quem foi atribuido o nº 14. Claro que transitou para o ano seguinte!...
Entre outros, teve como companheiros de turma o João Salgueiro, o saudoso José Carlos Sequeira Lopes, o José Rica, o José Silva Cardoso (um General que é casado com a minha colega no Liceu de Castelo Branco, a pintora Maria Manuela Monteiro), o Luís Cabral Adão, a Maria do Carmo Noronha Gamito, a Paulina Pimentel, o Rui Palhão e a malograda Maria Helena Amorim.
Manuel Maria Poirier Braz
(Um homem que não fuma! O cachimbo é apenas para compor...)
.
Não consegui encontrar uma fotografia da tela aqui mencionada, mas sei que já a vi e creio que a tenho arquivada em qualquer sítio... Não sei onde!
Tive mesmo dificuldade em encontrar, na Net, uma referência a Fernando Santos...
Com este nome, a internet parece só "conhecer" um treinador da bola.
.
"Meu Caro JJ Mendes de Matos

Numa tarde de Julho de 1956 (tinha eu somente 20 anos de idade), o José Cândido, que também era membro do Núcleo de Intercâmbio Cultural e já pontificava na Câmara Municipal de Setúbal, sabedor da minha admiração por BOCAGE, convidou-me para o acompanhar ao sótão do edifício municipal.
Segundo aquele nosso amigo, encontrava-se ali depositado, ao abandono e em estado lastimável, um quadro de grandes proporções da autoria do pintor setubalense Fernando Santos representando o poeta sadino rodeado de Musas.
Pintada em 1929, por encomenda do Município de Setúbal, a tela foi colocada em lugar condigno, na sala do Concelho Municipal.
Porém, durante a presidência do Dr. Pires de Lima (1940/44), o Cardeal Patriarca de Lisboa, Gonçalves Cerejeira veio a Setúbal em visita oficial e do programa da recepção fazia parte uma sessão solene na referida sala.
Receosa de que a nudez das figuras femininas (as Musas) pintadas no quadro pudesse ferir a sensibilidade do purpurado, a edilidade mandou retirá-lo daquele local e transferí-lo para o sótão, onde permaneceu desde então, coberto de pó e já com um extenso rasgão na tela, no meio de cantarias e outros objectos ali guardados.
De seguida fui pedir ao meu futuro cunhado, Joaquim da Piedade, que fosse connosco fotografar o quadro, para ficarmos com uma prova material da sua existência e do estado em que se encontrava.
Em 21 de Julho de 1956 publiquei, na Gazeta Setubalense, um artigo intitulado "Salve-se uma obra de arte", em que apelava para que o quadro fosse urgentemente retirado do sótão da Câmara e se aproveitasse o facto de o pintor ainda ser vivo para restaurar aquela sua obra, a bem do património artístico setubalense.
Em 9 de Agosto de 1956, a Gazeta Setubalense publica uma carta do pintor Fernando Santos, então presidente da Sociedade de Belas Artes em que este, depois de ter observado o referido quadro, considera que ainda pode ser salvo se lhe acudir, pois tem restaurado quadros com mais estragos do que este. Acrescenta que, embora sendo uma obra da sua juventude, a tela "Bocage e as Musas" mereceu a um júri composto por Columbano, Veloso Salgado e Luciano Freire o prémio "Rocha Cabral".
Em 12 de Setembro de 1957, o Dr. Falcão Machado, director daquele jornal, dirige uma "carta aberta" ao presidente da Câmara pedindo que, a todo o transe, se remediasse o erro que há tanto tempo vinha a ser praticado.
Após o restauro, finalmente ordenado pelo Major Magalhães Mexia, ao tempo presidente da CMS, o quadro foi exposto em 14 de Março de 1958, na Sociedade de Belas Artes, conjuntamente com outras obras de Fernando Santos e da esposa deste, a pintora D. Alda Machado Santos.
Registei o facto através de um artigo publicado na Gazeta Setubalense de 20 de Março de 1958.
Em 2005, a cidade de Setúbal e o País comemoraram conforme puderam - quanto a mim, de forma insuficiente - o II Centenário da Morte de Bocage.
No magnífico edifício onde outrora se situava a delegação do Banco de Portugal, na bela Avenida Luisa Tódi, que hoje pertence à Associação dos Empresários da Região de Setúbal (Aerset) teve lugar a exposição "Bocage, Textos e Contextos", organizada pelo Museu de Setúbal / Convento de Jesus.
Ali estava, logo ao lado esquerdo da entrada, a toda a extensão da parede, como verdadeiro "prato-forte" da exposição, o quadro de Fernando Santos "Bocage e as Musas".
Já o tinha ido ver, alguns anos antes, ao Museu de Setúbal onde, por motivo das obras crónicas, se encontrava tapado por um extenso pano que o protegia insuficientemente da poeira, mas a emoção foi tão intensa como quando, naquela tarde de Julho de 1956 o vi, pela primeira vez, abandonado no sótão da Câmara.
Quiz fotografá-lo e filmá-lo, ao que a zelosa funcionária que ali se encontrava tentou opor-se, mas tudo se desvaneceu quando lhe contei a história do quadro e da minha intervenção para que fosse salvo. Para reforçar a legitimidade da minha pretensão ainda lhe disse que tinha estado havia pouco tempo no Museu do Louvre e todas as pessoas podiam livremente filmar e fotografar a Gioconda.

Continuo a frequentar assiduamente o seu blog e felicito-o pelo que tem vindo a fazer a bem da história geminada de Setúbal e de Castelo Branco.

Com um abraço e os desejos de muita saúde do
Manuel Poirier Braz."
.
Num post que publiquei em 28 02 2009, pode ler-se uma notícia do jornal "Setubalense" que referencia o restauro aqui mencionada por Poirier Braz:
.
02-10-1957
"Bocage e as musas"
O quadro de Fernando Santos vai ser restaurado.
Fernando Santos esteve em Setúbal e levou consigo a tela do seu notável quadro de cujo restauro se encarregou.
.
Meu caro
Poirier Braz
Fico-lhe grato por este apontamento que teve a gentileza de me enviar.
A "memória" deste nossa terra vai ficar mais rica depois da leitura das suas palavras.
Um abraço
jjmatos