Páginas

27 maio 2009

Senhoras em 1925

Esta fotografia tem a data de 1925. Foi tirada em Castelo Branco e mostra um grupo de senhoras que presumo pertenceram a famílias gradas da nossa cidade.
Faltavam ainda dez anos para eu nascer... e uns quinze ou vinte para eu começar a entender melhor o que se passava à minha beira.
Já dei comigo a imaginar como seriam estas senhoras, em 1945, vinte anos mais velhas, para assim eu poder tentar mexer no "sotão" da minha memória e decobrir quem elas poderiam ser... Nada feito! Nem uma identifiquei...

Nem uma consigo identificar...

Foi já quase no fim de Março que a D. Madalena Paiva Brandão me enviou uma fotografia muito antiga que foi descobrir “nos papéis” do Avô, o Dr. Jorge Seabra, de tão grata memória.
.
“Caro João José,
Mando-lhe hoje uma fotografia de um grupo de senhoras para mim todas desconhecidas. No verso da fotografia diz: Castelo Branco, Março de 1925. Sabe quem são?
Um abraço da
Madalena”
.
Depois de uma pequena investigação que “deu em nada” apenas me veio à ideia a curiosidade “inofensiva” de S. Luís dos Franceses quando perguntou ao Seabrinhase aquela célebre passeata em que carregou comigo aos ombros, a motivou a sua devoção por mim ou o desejo de catrapiscar as pequenas por essas ruas fora!...”
Serão estas “as pequenas que olhavam é certo para nós, mas nunca, durante a procissão, o meu coração deixou de estar com Vossa Santidade.”
Coisas que só o Dr. Jorge Seabra poderia agora deslindar…
.
Na resposta que transmiti então à D. Madalena, dizia-lhe que “não reconheci ainda nenhuma das Senhoras que a sua fotografia mostra…
Terei de fazer um esforço para as “transformar” em Senhoras vinte anos mais velhas e então, sim, poderá haver o milagre de reconhecer uma ou outra… Descarto já a hipótese de vir a reconhecer a maioria delas. Nem sequer consegui imaginar ainda quem é que poderá dar-me alguma pista para a sua identificação.
Mas prometo que vou tentar fazer pesquisa…
Um abraço amigo do
jjmatos
.
O resultado deste meu trabalho foi "Zero"!
Haverá ainda, em Castelo Branco, alguém que nos possa dar uma ajuda?!...

3 comentários:

Olímpio Matos disse...

Caro José de Castelo Branco
Comecei já a alinhar no pedido de ajuda para identificação das ilustres albicastrenses (se é
que são mesmo conterrâneas, já que a vida do Dr.
Jorge não se limitou à nossa Cidade).E tenho autorização prévia para recorrer a uma das pessoas mais capazes de fornecer ajuda em tão difícil tarefa: o nosso Amigo Senhor Rascão.O envelope com a foto normal e um exemplar ampliado mas nítido vai ser-lhe enviado amanhã para a terra de Nossa Senhora.E vou acender uma vela para que alcancemos o objectivo. Tinha piada e ficava para a história social de CB.
Mandarei notícias.
OMM

Olímpio Matos disse...

Caro JJ
Uma adenda: de pé, a 4ª a contar da direita para a esquerda- será Dona Alda Bernardino?
Fica a pergunta.Vamos ver se tem resposta.
Um abraço.
OMM

Unknown disse...

Caros João José e Olímpio
Grata pelo esforço de identificação das senhoras de 1925. Fico a aguardar notícias do Senhor Rascão, se as houver.
Madalena