Páginas

18 março 2009

Beira Baixa - 1959 - Agosto/Setembro

9 de Agosto
Licenciatura - Defesa de tese
Dr. Vicente José Pestana Sanches Vaz Pardal
Na passada semana defendeu tese do fim de curso, de Histórico Filosóficas, na Faculdade de Letras, o Sr. Dr. Vicente José Pestana Vaz Pardal, filho do nosso amigo Sr. Dr. Ulysses Vaz Pardal, depois de um curso brilhante que da mesma forma concluiu.
“Beira Baixa” felicita o novo licenciado e seus pais pelo bom resultado dos seus exames desejando-lhe as maiores felicidades na vida que ora começa.
Igualmente felicitamos a menina Maria Filomena Pestana Sanches Vaz Pardal pelos bons resultados obtidos nos seus exames da 4ªclasse e de admissão ao Liceu, desejando que na sua vida escolar continue auferindo as melhores classificações.
Parabéns, pois, à menina Maria Filomena.
.
9 de Agosto
Exames Finais da Escola de Enfermagem
.
Enfermagem Geral
Maria Adelina Godinho Salvado
Maria Helena Proença de Oliveira
.
Auxiliares de Enfermagem
Adélia Maria dos Santos Rodrigues
Ana dos Santos Leitão
António Leitão
Cesaltina Pinto Correia
Clotilde Pires Andrade
Emília Geraldes Salvado
Ernesto Ramos Gardette
Francisco Pereira Vicente
Gracinda Ribeiro Dias
Hermínia Marques Moreira
Hermenegildo Costa Soares
Idalina Martins Marcelo
Inês Conceição Marques Monteiro
Irene Ribeiro
Isilda da Conceição Barata
Jacques da Silva Nunes Amaro
Joaquim Rosário Pires
José Augusto Mendes Nabais
José Barros Solipa
José Mateus Pereira dos Santos
Judite Ribeiro Neves
Laurinda Pimenta Martins
Manuel Fernandes da Cruz
Maria Alice Mota Carlos
Maria Alice dos Santos Rodrigues
Maria Alice Silveira Cordeiro
Maria Almeida Marques
Maria Amélia Lourenço Capelo
Maria Ascensão Martins de Almeida Eusébio
Maria Cândida do Nascimento
Maria do Carmo Nave Felício
Maria da Conceição Lopes
Maria da Conceição Oliveira Campos
Maria Eugénia Rodrigues dos Santos David
Maria de Fátima Baltazar Lopes Sanches
Maria Filomena Barata Teodósio
Maria Isabel Ribeiro
Maria José Ribeiro Martins
Maria Julieta da Cunha Costa
Maria de Lurdes Martins Sanches
Maria Madalena dos Santos Cavalheiro
Maria Nabais Magro
Maria Natalina Minhós
Maria da Piedade Morgado Martins
Maria Rita da Conceição
Maria de São José Marques Monteiro
Maria Teixeira Luzio
Linda Dias Fernandes
Otília Valente Faustino
( A notícia não diz se se trata dos Alunos Admitidos a Exame ou se se trata de alunos que fizeram já o seu exame. Considerando a data do jornal, provavelmente trata-se do segundo caso, embora não haja referências a classificações,)
.
23 de Agosto
Liceu Nacional de Castelo Branco
Propinas
O prazo para pagamento das propinas de inscrição começa no dia 25 de Agosto e termina em 5 de Setembro.
Importância das propinas a pagar em selos colados no impresso modêlo nº403 – Diversos:
1º Ciclo………………………………….. 180$00
2º Ciclo…………………………………..250$00
3º Ciclo – cada disciplina…….… 60$00
***
Todos os alunos pagam mais, em dinheiro, 30$00 para a M.P., 20$00 para exercícios escritos e 2$50 para despesas de cinema. Os alunos do 1º Ciclo, pagam também 20$00 para trabalhos manuais.
.
Castelo Branco, 12 de Agosto de 1959
O Reitor, - Sebastião Morão Correia
.
23 de Agosto
Teria sido um crime! --- Deitar abaixo a Domus Municipalis

Num artigo extenso podemos ler, a partir de certa altura, as ideias anteriormente havidas sobre o futuro da Domus Municipalis:
"A actual casa da Câmara e cadeia deve demolir-se: Não tem nada que a recomende. Assim, a Praça Camões ficaria mais ampla, a bela habitação do Sr.Candido da Cunha mais desafogada, a entrada da rua do Relógio mais larga, e, no local onde agora se levanta aquela construção deselegante, pesada e tétrica, deverá construir-se um chafariz elegante (quando houver água que bem precisa é ali, no coração da cidade e onde a população é mais densa).
Isto se publicou então e por isso, não será muito de admirar que Porfírio da Silva, no "Memorial chronologico e descriptivo da cidade de Castelo Branco", em 1853, tivesse escrito sob o título"Paços do Concelho": "Os paços do concelho, ou casa da camara municipal, que está situada ao lado oriental da praça da cidade é um edifício de ordinária construção; e se bem que seja sufficiente para nele se celebrarem os actos camarários, não é com tudo(sic) uma casa municipal digna d'uma povoação rica, florescente e capital d'uma província e comarca." E remata com uma informação relativa à sua primitiva construção, que é destituida de fundamento e proveio de uma falsa persuasão como adiante se dirá, pois disse:"Pelo que se insere da inscripção que vê em uma lápida, que existe encravada na parede da camara, e mesmo pela figura das armas reaes gravadas em pedra junto da mesma lápida, teve este edifício a sua fundação há pouco mais de dois séculos, isto é no anno de 1646. quando reinava El-rei D.João IV.
A seu tempo, lhe emendou o erro(...)Tavares dos Santos.
O mesmo jornal também, em 15 de Agosto de 1889, há precisamente setenta anos, feitos há poucos dias, disse: "Parece-nos haver já dito, que a actual cadeia e casa da comarca deve ser demolida, e que no seu lugar se deve construir um chafariz".
E, neste tom de demolição e insensatez, continua o artigo sob o mesmo título - Progresso Albicastrense - que oportunamente se dará a público, dado que inclui, com relevo, uma outra ideia que bem merece se dê ao conhecimento dos albicastrenses de hoje, afim de que possam, perante os factos, avaliar o que foi esse período demo-liberal, na vida dos povos, continuado em muitos pelos próceres da república, no "bota abaixo" do muito que havia que respeitar e saber conservar, como padrões de civilização.
Passados que são 106 anos sobre o que Porfírio da Silva escreveu em Memorial Chronológico e Discriptivo da Cidade de Castelo Branco e O Distrito de Castelo Branco há setenta anos publicou, vejamos a opinião de Tavares dos Santos no seu Livro Castelo Branco na História e na Arte a páginas 143 e seguintes, opinião que é aliás a de todas as pessoas de qualidade que nos visitam. Quem por ali tiver passado com certa assiduidade - como nós o fizemos durante umas dezenas de anos - não lhe terá passado despercebido, o ar embevecido, de verdadeira contemplação e admiração pelos tão depreciados Paços do Concelho que, afinal, são um dos maiores motivos de rial valia do velho burgo albicastrense.
Ali se têm visto muitos estrangeiros, tirando fotografias e fazendo desenhos, e entre os portugueses, mencionamos por um dever de gratidão, o fundador do Museu Etnológico de Belém, o prof.Doutor Leite de Vasconcelos e o conservador do Museu Grão Vasco, de Viseu, Capitão Almeida Moreira, pelos elogios que lhe fizeram, sabido que, estes valem na medida do que valem aqueles que os fazem.
Ouçamos agora, Tavares dos Santos, no seu livro. Diz ele: "No antigo rossio da cidade, hoje denominado Praça de Camões e que é mais conhecida pela designação de Praça Velha, está situado um edifício notável pela sua magnífica frontaria, de uma concepção magistral, onde ostenta, como principal elemento decorativo, uma bem lançada escadaria cujas guardas, de barras de ferro, são apoiadas em graciosos e espaçados balaústres de cantaria de granito. Esta escadaria que, a julgar pela identidade das suas guardas e balaústres, deve ter servido de modelo às existentes no magnificente jardim do antigo Paço Episcopal, dá acesso a um amplo terraço sustentado por uma elegante arcaria. E continua o descritivo consciente, fixando a data da sua construção, dizendo em certo "passo": "O edifício construido na Praça Velha, para a instalação dos serviços municipais e judiciais, data do século XVI. A atestar este facto, apresenta a sua bela fachada uma esfera armilar e as armas nacionais da época do Rei D.Manuel I esculpidas no granito regional. Ao lado dos dois emblemas do Rei Venturoso foi colocada na frontaria, no século XVII, uma lápide com uma inscrição latina por Frei António das Chagas e cuja tradução é a seguinte: - "À eternidade sagrada da Imaculada Conceição de Maria - D.João IV Rei de Portugal" (...)
.
30 de Agosto
Desporto
Joaquim Moura Pinheiro
Conquistou brilhantemente a Taça Governo Civil de Lisboa, tripulando o seu Porsche, no V Circuito Internacional de Lisboa.
.
20 de Setembro
Escola Industrial e Comercial de Castelo Branco
Na Junta de Construções para o Ensino Técnico e Secundário do Ministério das Obras Públicas efectuou-se o Concurso para a empreitada de construção da Escola Industrial e Comercial de Castelo Branco, com a base de licitação de 7.770.722$00
Apresentaram-se oito concorrentes e das propostas recebidas a mais alta tem o valor de 7.630.000$00 e a mais baixa de 6.759.000$00.
.
27 de Setembro
Falecimento
Lúcio Ribeiro Costa
Faleceu no passado dia 19, sábado, pelas 15 horas, com 64 anos de idade, o sr.Lúcio Ribeiro Costa que era uma pessoa de boas qualidades, natural desta cidade, que deixa viuva a srªD.Cândida Barroso Costa.
Era pai do sr.Agente Técnico José Barroso Costa, funcionário dos CTT, casado com a srªD.Fernanda Mendes Costa; da srªD.Maria de Lourdes Costa, casada com o sr.Manuel Ramos dos Santos e do sr.Carlos Alberto Barroso Costa, empregado da casa, casado
com a srªD.Beatriz Marques Lopes, professora oficial em Monforte da Beira.
.
27 de Setembro
Igreja
Posse do Superior da Comunidade dos Redentoristas de Castelo Branco.

No domingo passado, tomou posse do seu novo cargo de Superior dos Redentoristas de Castelo Branco, o Rev.ºSr.Pe.Gratiniano Fernandes de Labastida, que ainda há pouco estivera nesta cidade, na festa da inauguração da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, como Vice.provincial dos Redentoristas em Portugal. Com ele veio também para Castelo Branco, o Revº Pe.Manuel Cabranes, que fora o primeiro Superior da Comunidade albicastrense. Em consequência das novas nomeações de superiores para as Casas da Espanha e de Portugal (metrópole), os RevºPadres Isaias aliste e José Pires são transferidos respectivamente para o Portoe Guimarães, o primeiro como admonitor do nove Vice-Provincial e o segundo como Superior da Comunidade Vimaranense.

Sem comentários: