Páginas

02 fevereiro 2009

Beira Baixa - 1959 - Jan/Fevereiro

4 de Janeiro
Artigo
Francisco dos Reis Ribeiro assina o artigo "Breves Noções sobre a concepção Anti Racista Portuguesa em confronto com a de outras potências".
.
18 de Janeiro
De Luto
Dr. Eduardo Almeida Esteves
No passado dia 13, faleceu o Sr.Dr.Eduardo Almeida Esteves, de 67 anos, capitão do Exército, combatente da Grande Guerra e antigo Professor e Reitor do Liceu desta cidade.
O finado, que era muito considerado pelas suas qualidades de carácter e fino trato, deixa viúva a SrªD.Maria Fernanda da Maia Aguiar Almeida Esteves. Era pai da srªD.Maria Luisa Aguiar de Almeida Esteves e do Sr.Vasco Maia Aguiar de Almeida Esteves.
.
25 de Janeiro
Falência
Noticia-se a falência de João Vicente Fernandes Calqueiro (Camisaria Africana)
Avisa-se o público que já se está procedendo à venda de todos os artigos existentes no seu estabelecimento.
.
1 de Fevereiro
Dr.António Osório Vaz
Foi nomeado Governador Civil de Lisboa, o sr.Dr.António Silva Henriques Osório Vaz, nacionalista de sempre e que agora desempenhava o cargo de Vice-Presidente da Junta de Acção Social. (Foi casado com a D.Alda de Sousa que, nos finais da década de 40, construiu o "solar" existente na rua João Carlos de Abrunhosa, em frente da sede dos Antigos Alunos do Liceu Nacional de Nuno Alvares. António Osório Vaz foi também o célebre cantor de fados de Coimbra conhecido por António Vaz, na década de 30 do século passado.)
.
15 de Fevereiro
Ecos da Cidade
De luto
Tenente-Coronel de Cavalaria António Elias Garcia
.

Há muito tempo que andava doente, depois de um ataque de hemiplegia que sofreu há anos.
No entanto, o seu estado como que havia estacionado, permitindo-lhe ainda certos movimentos e determinadas actividades e por isso, constituiu surpresa a notícia do seu falecimento.
Tendo-se acentuado os seus padecimentos e declarado em estado precário de saúde, que se reconheceu de urgente necessidade de internamento, para intervenção cirúrgica, recolheu à Casa de Saúde Peixoto de Menezes onde faleceu, sendo depois depositado na Capela de Nossa Senhora da Piedade, de onde saiu o féretro no passado domingo, com enorme acompanhamento, dada a grande simpatia de que era alvo na cidade, pelas suas excelentes qualidades.
O Tent.-Coronel Elias Garcia era filho do Coronel de Cavalaria, António Elias Garcia, como ele um apaixonado pela sua Arma.
Era um extraordinário equitador da escola do grande equitador que foi seu sogro, o Coronel Pinto.
Grande cavaleiro, tomou parte em brilhantes provas hípicas, em que se classificou entre os primeiros, tendo sido o último cavaleiro que ganhou e recebeu o 1ºprémio, – Rainha Dona Amélia – num concurso realizado em Lanceiros 1, em Elvas, um lindo tinteiro de prata, que orgulhosamente se ufanava de ter recebido das Mãos de Sua Majestade.
Oficial muito distinto e muito culto era no campo da Arqueologia e da Numismática uma verdadeira autoridade não só sob ponto de vista nacional mas até internacionalmente, tendo quanto a estas especialidades do saber e da cultura, merecido das entidades competentes, o melhor acolhimento e os maiores elogios.
A sua carreira militar fê-la na EPC, em Torres Novas, onde a sua competência era reconhecida, e foi 2ºComandante da GNR, em Faro, de onde veio para o comando interino do Regimento de Cavalaria nº6 (?!), nesta cidade, que abandonou ao recusar-se a frequentar o curso para Oficial-General, passando à reserva muito novo ainda, pois tinha apenas 54 anos.
Era, na verdade, uma autêntica pessoa de bem, cheio de boas qualidades pessoais, que o tornaram muito estimado, sendo a sua conversa digna dos altos espíritos pela profundidade de conceitos e variabilidade dos assuntos que tratava com a maior paciência
Deixa viúva a SrªD.Luisa Isabel Pais Moreira Pinto Garcia, era pai do Sr.Dr.Luis Augusto Pinto Garcia e avô das meninas Maria Theresa e Isabel Maria Pinheiro Pinto Garcia”
.
Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Sr. Tenente Coronel Elias Garcia enquanto explicador de Matemática, dez anos antes da sua morte e, a ideia que dele tenho é de um Homem já idoso, seco e rijo, que tinha um sentido de humor fora do comum porque manifestava o seu sentido crítico sem sorrisos descabidos… antes proferindo as suas “sentenças”, por vezes verrinosas, com um ar tão sério que parecias estar a falar… a sério!
Lá em cima, no sótão da sua casa, ali na Senhora da Piedade, diante de um pequeno grupo de rapazolas seus explicandos, ouvi-o dizer muitas vezes a alguns de nós que descêssemos as escadas até ao 1ºandar e batêssemos com a cabeça na ombreira porta para abrirmos a inteligência… E que o deveríamos fazer sempre que ali íamos ter explicação com ele. Só assim ele poderia ensinar-nos, à primeira, aquilo que nós não teríamos entendido antes…
Ensinou-nos também que, para nos tornarmos uns homens cheios de força para enfrentar a vida que nos esperava, o melhor seria comermos todos os dias… bifes de leão.
Foi naquelas águas furtadas, que eu creio que ainda lá permanecem, que tive conhecimento da sua colecção de moedas que guardava ciosamente em pequenos armários providos de finas prateleiras próprias da numismática.
Entre a sala onde ele “nos abria a cabeça” para “meter a matemática” e a salinha ao lado que dava para o Largo da Senhora da Piedade, onde o Dr.Luís Pinto Garcia, seu filho, ensinava o Português e o Francês, lembro-me vagamente da existência de umas estantes com um feitio fora do comum. Eram um ou dois pequenos móveis esguios que teriam sido mandados fazer pelo Ten. Coronel Elias Garcia para ali guardar a sua excelente e altamente valiosa colecção de numismática, enriquecida sobremaneira com moedas celtas de alto valor. Que será feito dessa colecção? Provavelmente estará devidamente acautelada.

Sem comentários: