Páginas

23 fevereiro 2009

Beira Baixa - 1959 - Abril/Maio

12 de Abril
A posse do Presidente da
Câmara de Castelo Branco.
Na passada 3ªfeira, dia 6, foi dada posse do lugar de Presidente da Câmara de Castelo Branco, ao Sr. Capitão Manuel Domingues Carreto, em substituição do Sr. Dr. Augusto Duarte Beirão, que deixou o lugar, por imperativa disposição legal recente.
A posse foi-lhe conferida, como é da lei, pelo Sr. Governador Civil, Sr. Dr. José de Carvalho, na Sala das Sessões da Junta Distrital, dada a pequenez do gabinete do Governo Civil, para nele receber a assistência bastante numerosa, composta pelos membros das Câmaras do distrito, Comissões concelhias da União Nacional, entidades militares e civis, pessoas de representação social, elementos da PSP e um grande número de Juntas de Freguesia.
Lido o auto de posse pelo secretário do governo civil, Sr. Dr. Alves da Costa, fez o elogio dos presidentes, o Sr. Governador Civil, agradecendo ao presidente cessante os serviços prestados durante vinte e um anos, e ao presidente empossado, ofereceu todo o seu apoio e afirmou a sua confiança no desempenho das funções em que acabava de o investir.
Leu, em seguida, um bem delineado discurso, o novo presidente, Sr. Capitão Carreto, o qual, só aqui se não publica na íntegra, devido à sua extensão, em relação ao espaço de que dispomos nas oito páginas que, a pobreza honrada e alevantada dos nossos parcos recursos, nos permite publicar; sentindo que assim tenha de ser, pois bem queríamos que os nossos prezados leitores e, principalmente, os habitantes do concelho de Castelo Branco, dele houvessem o devido conhecimento, no qual, em certo passo, disse:
.
(depois desta “tirada” do “jornalista de serviço”, já nem vontade tenho de escrever o que disse o Sr. Capitão Carreto… Acho que também estou com falta de espaço…)
.
12 de Abril
Nascimentos
Na maternidade Alfredo da Costa deu à luz, no dia 8 do corrente, duas gémeas, a Sr.ª D. Maria Emília Esteves Nunes Amaral, professora em Lisboa, esposa do Sr. José Amaral Branco dos Santos, estudante universitário.

.
3 de Maio
Aniversários
Faz anos no dia 8, o menino Albano Serra Cunha Pina.
.
3 de Maio
Falecimento
No passado dia 27 faleceu nesta cidade, a Sr.ª D. Catarina Júlia de Carvalho Afonso dos Santos, viúva do Sr. Dr. Eduardo Afonso dos Santos. Era mãe da Sr.ª D. Maria José de Carvalho Afonso dos Santos, D. Maria Leonor de Carvalho Afonso dos Santos de Abreu Braziel e do Sr. Dr. José de Carvalho Afonso dos Santos , sogra da Sr.ª Dr.ª D. Clotilde Castanheira Afonso dos Santos e do Sr. Coronel Eduardo Braziel, comandante militar da guarnição de castelo Branco e avó das meninas Maria Catarina Afonso dos
Santos de Abreu Braziel
e Maria Margarida Castanheira Afonso dos Santos.
.
3 de Maio
Despedida
Fausto Negrier Sal vem despedir-se de todos os seus amigos e clientes, oferecendo os seus préstimos em Luanda.
.
24 de Maio
Associações
Foram eleitos os Corpos Gerentes do Clube de Amadores de Pesca Albicastrense
Para o ano de 1959
.
Assembleia-Geral:
Presidente – Dr. José Pissarra Lopes Dias
Vice-Presidente: Eng. Manuel Abreu Riscado
1ºSecretário – Luís José dos Reis
2ºSecretário – António de S. Beja e Sousa
1ºVogal – Abel Lopes de São Pedro
2ºVogal – Mário Freire Goulão
,
Direcção Administrativa:
Presidente – Dr. Américo Dias Bento
Secretário – Francisco Moura Gilo
Tesoureiro – Álvaro de Castro
1ºVogal – Benito Augusto Neves
2ºVogal – Alberto Raposo Gomes Prata
1ºSuplente – Narciso Prata
2ºSuplente – José Augusto Barbosa Marçal Grilo
.
Conselho Fiscal:
Presidente – Dr. Henrique Mendes Carvalhão
1ºVogal – Joaquim Nunes Ferreira
2ºVogal – José Leonardo de Sousa
1ºSuplente – Jerónimo Nogueira Cardoso
2ºSuplente – Joaquim Luiz Diogo
.
Comissão Técnica e Desportiva:
Presidente – Joaquim Nogueira Cardoso
Vogal – Eng. Elísio Cardoso Nogueira

1 comentário:

Aida Freitas Ferreira disse...

Bom dia,

Por acaso sabe quem era Fausto Negrier Sal que aparece citado nesta sua publicação

AFF