Páginas

14 fevereiro 2009

Alte Pinakothek - Munique

Rapazes comendo uvas e melões
Bartolomé Esteban Murillo
1618 – 1682


Rapazes Comendo Uvas e Melões
.
Após um período de aprendizagem com Juan Castillo, Murillo viveu e trabalhou quase exclusivamente em Sevilha. Supõe-se que efectuou uma viagem a Madrid, o que, no entanto, não é comprovado por documentos. Em 1660 foi o primeiro presidente da nova academia de pintura por ele fundada em Sevilha: 1665 membro da Confraria da Caridade. Murillo pintava sobretudo quadros de tema religioso, mas também cenas do género, retratos e paisagens. Tomava frequentemente por modelo gravuras de obras italianas, flamengas, francesas e alemãs. As suas obras da juventude ressentem-se da influência de Zurbaran e, mais tarde, da de Ribera, Rubens, e Van Dyck. Teve muitos imitadores em Sevilha.
Passando de premissas de Caravaggio a Zurbaram e Ribera, Murillo elabora um novo tipo de quadro de género, no qual o tema popular e a intenção realista são transformados em função do seu efeito pictórico.
Contra o fundo de uma parede estão sentados dois rapazes da rua: um come melão, o outro uvas, que tira de uma cesta à sua frente. Ambos estão andrajosos, descalços e com cabelos curtíssimos. Uma cena de género, portanto, cuja inspiração realista parece bebida em Caravaggio. Caravagesco é, porém, o tratamento da luz: sobre o fundo escuro destacam-se, impregnados de luz, os corpos e os objectos, dotados de uma exacerbada evidência plástica. Estas características do estilo autorizam-nos a considerar o quadro uma obra da juventude.

Cfr. Hermann Bauer
In “Grandes Museus do Mundo
Ed.Verbo – Setembro/1973

Sem comentários: