Páginas

11 janeiro 2009

Sebastião da Gama

Passam hoje 60 anos sobre a data em que
Sebastião da Gama
começou a escrever o seu "Diário".

Exemplar da 3ªEdição
Edições Ática - Abril/1967
.
De forma a lembrar esta obra, o seu papel ao longo dos tempos e a sua actualidade, a Associação . Cultural . Sebastião . da . Gama produziu o documento que, em parte, se transcreve.

Este texto, escrito há 60 anos pelo jovem estagiário Sebastião da Gama, foi quase integralmente aproveitado, omitindo-se apenas o nome do Professor Metodólogo.

Foi o Dr.Virgílio Couto quem orientou o estágio pedagógico de Sabastião da Gama, no ano lectivo de 1948/49, na Escola Veiga Beirão em Lisboa.

.“ (…)
É preciso é sentir que se está vivo.
É preciso é que as asas que sosseguem
O tenham merecido.”

...Sebastião da Gama
...Do poema “Alegoria
.
“E, na verdade, nenhumas outras mais do que as suas o terão merecido. Como à saída das suas aulas boas, para vencer os seus receios de tímido, para acreditar, humilde como era, nas próprias possibilidades de acção, ao mesmo tempo que necessária descarga de emoção que lhe não cabia na alma, exclamava: --“Que linda lição que eu dei” --, assim ao sair da vida, depois de a todos ensinar seu entusiástico devotamento, sua comovida entrega ao ideal de bem amar e servir, podia o pobre Sebastião repetir:
-- QUE BELA LIÇÂO QUE EU DEI!
E Deus havia de sorrir da inocência e da verdade do seu contentamento. “
.
Estas palavras foram escritas pelo Prof. Hernani Cidade, em Janeiro de 1958, no Prefácio, de que é autor, feito ao livro “Diário de Sebastião da Gama.”
.

Três meses e dezanove dias depois de ter "iniciado" o seu "Diário", Sebastião da Gama, antigo aluno do Liceu Nacional de Setúbal, assistia às Cerimónias da Inauguração do novo edifício da Escola onde estudou. Estávamos então em 30 de Abril de 1949.

Sem comentários: