Páginas

28 janeiro 2009

Foi há 60 anos...

Liceu Bocage
Ano da Inauguração do novo edifício.
1 9 4 9
.
O início do ano de 1949 é frio e chuvoso.
Rezam as memórias que era, por essa altura, Capitão do Porto de Setúbal, o senhor Comandante Duarte de Almeida Carvalho e Piloto Mor o senhor José Joaquim Lopes. Cândido Bogarim era então Piloto da Barra.

.
Na Estação de Fruticultura da Varzinha pontificava o senhor Eng. Lopes da Fonseca e o Eng. Armando Henrique Roovers da Costa Neves, espreitava já a sua vez, como Director Adjunto daquela Instituição.

.
Nas vésperas do aniversário do nascimento de Luisa Todi, o Café Central inaugurava uma secção de Restaurante, no andar superior das suas instalações, na praça de Bocage, onde reside hoje o Millenium BCP

.
No segundo domingo de Janeiro, o saudoso Domingos do Rosário marcou o golo solitário do Vitória contra o Belenenses, que venceu por 3-1, o encontro das Salésias.

.
No dia 12 de Janeiro, sob a presidência do sr. Dr. Manuel António Gamito, teve lugar mais uma reunião do Rotary Clube de Setúbal.
Fez a conferência o sr. Dr. Gago da Silva que traçou a biografia do ilustre setubalense Dr.Vicente José de Carvalho que foi Director da Faculdade de Medicina do Porto.
Censura foi feita pelo senhor Dr. José Martins do Soveral Rodrigues.

.
Na tarde de 15 de Janeiro é inaugurada nas Salas do Secretariado Nacional de Informação, no Palácio Foz, em Lisboa, a Exposição do moço pintor Celestino Alves, setubalense ilustre.

.
Em 17 de Janeiro, o Dr.Manuel Gamito, distinto advogado e Reitor do Liceu, em entrevista concedida a um jornal da cidade afirmava:
Só com a grande reconstrução moral e material do país, que vem desde a entrada de Salazar no poder, foi possível a obra de construção do Liceu de Setúbal”.
E mais adiante, referindo-se à medicina escolar, acrescentava:
“ ... desde o seu primeiro médico escolar, ( primeiro desde que se criou a sério, a medicina escolar nos Liceus), o actual Delegado Distrital de Saúde, o querido e devotado médico Dr. Manuel Rodrigues Mateus, até ao actual, Dr. José Maria Mendes, que os serviços médico-pedagógicos do Liceu de Setúbal são qualquer coisa de muito proveitoso e positivo na vida dos Liceus”.

Sem comentários: