Páginas

12 janeiro 2009

Beira Baixa - 1958 - Novembro

9 de Novembro
Falecimento
Manuel Jaime Roxo
Às 22h do dia 25, vítima de uma grave enfermidade, faleceu na sua residência o Sr. Manuel Jaime Roxo. Durante muitos anos, com bastante competência, exerceu as funções de chefe da Secretaria do Governo Civil, granjeando a simpatia dos seus superiores e colegas e do público, pela afabilidade do seu trato. Aposentara-se em 1956. Eleito pela Junta de Freguesia de Castelo Branco desempenhava ainda o cargo à data da sua morte.
.
9 de Novembro
Joaquim Inácio Correia Maltez
A seu pedido, vai ser transferido para Lisboa o Sr. Joaquim Inácio Correia Maltez que há vários anos exerce em Castelo Branco as funções de Tesoureiro de Finanças.
.
9 de Novembro
Anúncio
Francisco dos Santos Cotovio
Mudou a Barbearia da rua dos Ferreiros para o Largo de S. João.
.
16 de Novembro
Liceu
Falta de instalações --- Liceu Feminino
Foi recentemente enviada a todos os encarregados de educação dos alunos liceais uma circular prevenindo-os de que os liceus não garantem lugar aos alunos repetentes.
(…)
Estamos em face de um problema melindroso e grave e sabemos das apreensões que tal medida veio trazer a muitos pais, sobretudo aos mais pobres, que não podem recorrer ao ensino particular.
O ensino médio, liceal ou técnico está superlotado e minguam as instalações para receber aqueles que o procuram, é o que se depreende do regime de desdobramento em que tantos liceus funcionam.
(…)
A afluência de alunos, como é natural, longe de diminuir, tende a aumentar.
(…)
É sabido que o rendimento de uma classe, sem selecção de níveis mentais ou mesmo com ela, é inversamente proporcional ao número de alunos. Se a lotação das classes sobe, diminuirá a percentagem de aproveitamento…
.
16 de Novembro
Aniversários
Faz anos no dia 19, o Sr. Ricardo Valente
.
16 de Novembro
Aniversário
Faz anos no dia 20, o estudante de Engenharia, actualmente aspirante do Regimento GACA, em Cascais, o Sr. Carlos José Sanches Vaz Pardal.
.
16 de Novembro
Doente
Encontra-se na Casa de Saúde de Castelo Branco quase restabelecido da operação cirúrgica a que foi submetido, o Sr. Amado Simões Estriga.
.
16 de Novembro
Licenciado
Concluíram as suas licenciaturas em Ciências Matemáticas e Letras (Filologia Germânica), os Srs. Eng. Geógrafo José dos Santos Tavares e António Tavares, filhos do Sr. António Tavares (fiscal do Cinema) e da Sr.ª D. Lucília dos Santos.

Sem comentários: