Páginas

31 janeiro 2009

Apontamento ... 2

Sinais do futuro
.
"Cavaco como supremo magistrado"

:...:.(com a devida vénia a Octávio Ribeiro)
.
Quem atente no teor da carta rogatória enviada pelas autoridades britânicas e depois recorde as palavras da procuradora Cândida Almeida e o último comunicado da PGR fica com várias dúvidas que se podem verter numa só pergunta: estará a justiça portuguesa a fazer tudo o que lhe é constitucionalmente exigível para o esclarecimento cabal das suspeitas em torno da viabilização do projecto Freeport?
Todos os que civilizadamente pagam os seus impostos e procuram comportar-se na vida em sociedade de forma honesta exigem que a resposta a esta pergunta seja um veemente ‘sim. Exigem que a justiça separe o que é essencial do acessório: neste caso, a busca da verdade material com recurso a todos os meios legais deve prevalecer sobre oportunos nacionalismos balofos. Sobre as lógicas de velhas quintas do Ministério Público, dominadas por ‘barões’ e ‘marquesas’, como há tempos ilustrou o actual PGR.
Um Estado em que os cidadãos perdem a confiança nos políticos e o respeito pela Justiça torna-se um pântano a caminho da anarquia ou de outra ordem musculada.
É bom que o Presidente da República retire ou reafirme a confiança em Pinto Monteiro.
Octávio Ribeiro

.
Texto publicado no
"Correio da Manhã"
em 31 Janeiro 2009 - 00h30


Sem comentários: