Páginas

29 dezembro 2008

Beira Baixa - 1958 - Outubro

5 de Outubro
Militar
O Coronel Eduardo de Almeida deixou o comando de Cavalaria 8.
.
5 de Outubro
Nomeação
Dr. António Lobato Carriço
Por portaria de 22 do mês findo, publicada no Diário do Governo nº227 - II Série, de 27 do mesmo mês, foi nomeado para exercer funções de delegado da Direcção Geral de Educação Física, Desportos e Saúde Escolar, em Castelo Branco.
.
5 de Outubro
Liceu
O Liceu Nacional de Castelo Branco tem este ano 1200 alunos e 40 professores.
.
Sessão Solene da Abertura das Aulas
No dia 1 do corrente, pelas 10 horas teve lugar a abertura solene das aulas do nosso liceu.
Reacendem-se todos os anos as esperanças dos pais que, com sacrifícios heróicos, procuram dar aos seus filhos uma educação condizente com as exigências da vida moderna. A afluência aos liceus e escolas técnicas e superiores é, de ano para ano, maior, o que é uma prova demonstrativa do crescimento do povo lusíada na senda da sua elevação cultural, eloquente testemunho das grandes qualidades de adaptação e aperfeiçoamento da nossa raça ansiosa por alcançar e ultrapassar as nações mais cultas e progressivas do mundo. Em igualdade de meios, os filhos de Portugal não desmerecem do confronto intelectual dos filhos de outros povos.
Numa profunda reforma da Educação Nacional – tarefa ingente de que depende a continuidade da Nação – está empenhado o Prof. Eng.º Leite Pinto, ministro dos mais esclarecidos e dinâmicos que o ministério da Educação tem tido, a quem o país deve já relevantes serviços pela competência, desassombro e agudeza com que encara os magnos, basilares e inadiáveis problemas deste importantíssimo e fundamental problema de qualquer povo. Em qualquer conjuntura da sua História – a conveniente preparação das gerações que hão-de continuar a grandeza da Pátria.
Assim não faltem ao ilustre titular da pasta da Educação, os meios e os homens capazes de o ajudar e compreender no seu patriótico esforço, ao serviço da Nação e os problemas terão a solução desejada, com a leal colaboração de todos os que militam nas fileiras nobilitantes da educação em Portugal. São os votos que formulamos neste dealbar do ano lectivo de 1958-59.
(…)
Seguiu-se a distribuição dos prémios, depois de o Reitor ter vincado o valor da colaboração entre a Escola e a Família e incitado os pais e os jovens a apoiar e compreender os ideais da Mocidade Português, cujos patrióticos fins exaltou.
.
Foram premiados os seguintes alunos:
.
5ºAno
José Fernandes Neves da Silva Pereira
Hermínia Celeste Noia Andrade Torres e
Maria da Graça Dias Sequeira.
.
7ºAno:
António Maria Vieira de Figueiredo
Aurora Catarino de Matos
Judite Dória Cortesão
Maria Manuela dos Santos Farinha
Maria Regina Antunes Bártolo
Narciso Martins Lopes Garcia
(do ano passado) e
António Jerónimo Brás
Francisco Fernandes Magueijo
Frutuoso Pires Mateus
Joaquim Pinto Ferreira Canário
Luís Augusto Ruivo de Carvalho
Manuel Armando Laia Martins e
Maria Luisa Nunes de Oliveira
(do ano de 1957)
.
Entre os Prémios atribuídos destacamos o dos Finalistas de 1932/33, Romagem de Saudade, Visconde de Tinalhas, Maria Gabriela Ramos Correia, Junta de Província, Dr. Manuel Flamino dos Santos Martins (juiz da comarca) atribuído ao melhor aluno da Secção de Direito.
Que o ano decorra em proveitoso trabalho para professores e alunos, naquela colmeia ordeira e activa que deve ser toda e qualquer escola, de qualquer grau ou ramo de ensino, são os nossos votos.

5 de Outubro
Aniversários 1
Faz anos no dia 10 de Outubro, a menina Maria Catarina Afonso dos Santos Braziel
.
5 de Outubro
Falecimentos
D. Maria Margarida Abreu Riscado
a Sr.ª D. Maria Margarida Abreu Riscado, virtuosa Senhora que foi exemplo de esposa e mãe dedicada, entre as mulheres que o sabiam ser. Tinha 59 anos e deixa viúvo o Sr. José dos Santos Riscado, aferidor da Câmara Municipal. Era mãe dos Srs. Eng. Manuel Abreu Riscado e Capitão Francisco Abreu Riscado.
.
5 de Outubro
Homenagem
O Padre Horácio Nogueira foi homenageado antes de se ausentar para Malange. Presidiu à cerimónia o homenageado que deu a direita ao Dr. José Lopes Dias, Dr. Albano Pina e tenente Dias Catana e a esquerda ao Dr. José Ribeiro Cardoso, Dr. Francisco Palmeiro e a seu Pai.
.
12 de Outubro
Cultura
Está a ser lido com interesse, aliás justificado, o livro do advogado Dr.Diogo Correia "Álbum de Saudades"
.
12 de Outubro
Casamento elegante
Na Igreja Paroquial da Lousa realizou-se ontem a cerimónia do casamento da Sr.ª D. Maria Luisa Maia Aguiar de Almeida Esteves, gentil filha da Sr.ª D. Fernanda Maria Aguiar de Almeida Esteves e do nosso ilustre e considerado amigo Sr. Dr. Eduardo Almeida Esteves, com o Sr. Dr. José Tudela Pina Cabral, distinto médico dos Serviços da BCG, em Castelo Branco.
.
12 de Outubro
Escola Comercial e Industrial
Na Sessão Solene de abertura das aulas, proferiu notável conferência o Sr. Dr. Carlos Carita Bento.
.
19 de Outubro
Política
O Dr. António Osório Vaz foi nomeado Vice-Presidente da Junta de Acção Social.
.
19 de Outubro
Aniversário
Faz anos no dia 21, a menina Maria Bárbara Tavares Proença Vaz Preto Abrunhosa.
.
19 de Outubro
Falecimento
Morreu ao anoitecer do penúltimo sábado, a Sr.ª D. Isabel Morais de Sá. Era casada com o Sr. António de Sá Rodrigues e tinha 73 anos. Era sogra do Sr. Vasco Correia de Sá
.
26 de Outubro
Jornal
O Sr. Francisco Vilela foi substituído, a seu pedido, nas funções de Editor da Reconquista.
.
26 de Outubro
Aniversário
Faz anos em 26 de Outubro, o estudante de Ciências Económicas e Financeiras José Eduardo Sanches Vaz Pardal.
.
26 de Outubro
Aniversários
Faz anos em 27 de Outubro, o Sr. Albertino Vaz de Carvalho.
.
26 de Outubro
Aniversário
Faz anos em 28 de Outubro, o estudante de Direito Mário dos Santos Vaz Pardal.
.
26 de Outubro
Nascimentos
Deu à luz uma menina, na Clínica de S. João de Deus, a Sr.ª D. Maria Gabriela Ribeiro do Rosário Hormigo, esposa do Sr. Eng. João Hormigo Vicente Marques.
.
26 de Outubro
Estudante Universitária
Foi dispensada das provas orais do Exame de Aptidão á Faculdade de Letras de Coimbra, a menina Maria Manuela Conde, gentil filha do nosso amigo Sr. Dr. Frederico Conde.
.
26 de Outubro
Museu
1500 contos para a construção do Museu Regional.
Dois ilustres directores da Fundação Gulbenkian, Srs. Dr. Azeredo Perdigão e Duque de Palmela, receberam no mês de Agosto, em Lisboa, uma numerosa Comissão representativa das actividades locais, diligência que os jornais diários noticiaram com grande relevo.
Pretendia-se que a benemérita Fundação ajudasse substancialmente a construção do projectado edifício para conveniente instalação do Museu Regional.
E agora, volvidos apenas dois meses, lê-se no comunicado à imprensa do terceiro programa de realizações imediatas daquela Fundação: contribuir para a construção do Museu Regional de Castelo Branco com a quantia de 1500 contos.
A notícia, que trouxe novas perspectivas às esperanças de todos os albicastrenses, causou na região o maior regozijo, e o Dr. José Lopes Dias, presidente em exercício do Círculo Cultural, enviou logo à Fundação Gulbenkian, dirigido ao Sr. Dr. José de Azeredo Perdigão, o seguinte telegrama: “Penhorados substancial contribuição concedida Fundação Gulbenkian Museu Regional desta cidade apresentamos gratíssimas saudações
Direcção do Círculo Cultural”
.
26 de Outubro
Uma Conferência no Liceu
No Ginásio do Liceu, sob a presidência do Reitor Sr. Dr. Sebastião Morão Correia, proferiu na 5ªfeira uma conferência sobre a figura e a obra da Rainha D. Leonor, a professora Sr.ª Dr.ª D. Maria da Conceição Homem de Figueiredo Moniz.

Sem comentários: