Páginas

07 dezembro 2008

António Alçada Baptista

Faleceu esta tarde em Lisboa e tinha 81 anos.

António Alçada Baptista, em Setúbal em 5 de Maio de 1980

António Alçada Baptista nasceu no dia 29 de Janeiro de 1927, na Covilhã.
Frequentou um colégio de jesuítas, em Santo Tirso, e licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, em 1950.
Fundou a revista “O Tempo e o Modo” que marcou a Geração de 60 e de que foi Director entre 1963 e 1969. Foi Director da “Moraes Editora” a partir de 1957.
Alçada Baptista exerceu a advocacia e esteve sempre ligado ao jornalismo, à edição e à política, em especial durante o regime salazarista.
Foi ainda cronista. Identificado por muitos como "o escritor dos afectos". Foi candidato pela Oposição Democrática nas eleições para a Assembleia Nacional em 1961 e 1969, tendo sido assessor para a cultura do Professor Veiga Simão quando Ministro da Educação da Educação Nacional.
Colaborou com várias publicações como A Capital, o Semanário ou a revista Máxima, tendo também participado em programas de rádio e televisão.
Actualmente, desempenhava o cargo de Director da revista Oriente, publicação da Fundação Oriente.
Criador do Instituto Português do Livro, foi seu presidente até 1986..
Desde 1989 que era correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.
Oficial da Ordem de Santiago, recebeu, em 1983, das mãos do Presidente Ramalho Eanes a Ordem Militar de Cristo e, em 1995, foi-lhe entregue pelo Presidente Mário Soares a Grã-Cruz da Ordem do Infante. Com a eleição do Presidente Jorge Sampaio, em 1996, foi nomeado seu colaborador.
Com uma vida pautada pelas preocupações político-sociais, sempre defendeu o espírito democrático e a liberdade.

.
António Alçada Baptista esteve em Setúbal, em 5 de Maio de 1980, a convite da Direcção do Clube Setubalense e ali realizou uma palestra de muito interesse.

.

Deixamos aqui um abraço sentido à Maria Isabel Alçada Baptista, sua irmã, nossa colega de curso e professora que foi do Liceu Nacional de Setúbal.

Sem comentários: