Páginas

27 novembro 2008

Alte Pinakothek - Munique

Auto-Retrato de peliça
Albrecht Dürer

1471 - 1528

Auto retrato de peliça


Datado de 1500 e assinado com o monograma AD. Inscrição com indicação da idade. A pintura de Dürer representa uma formulação particularmente avançada na evolução do auto-retrato. Há já algum tempo que as investigações histórico-artísticas descobriram em Dürer uma tendência programática para identificar o auto-retrato com o tipo iconográfico do Redentor, no desenho de frente do rosto descarnado e nos cabelos caindo direitos, em madeixas ordenadas. O artista, enquanto criador, chega ao ponto de identificar-se com o filho de Deus, numa intrépida interpretação das teorias renascentistas sobre o homem. Os grandes artistas renascentistas italianos não tinham chegado a tanto quando afirmavam a existência do artista de “faculdades divinas” que referiam a uma esfera do divino mitológico e clássico.

Cfr. Hermann Bauer
In “Grandes Museus do Mundo
Ed.Verbo – Setembro/1973

1 comentário:

Valentine Cirano Vieira disse...

Oi, meu nome é Valentine e escrevo livros e gostaria de perguntar como poderia usar a figura (do quadro de Albrecht Dürer) que se encontra na cidade de Nuremberg, em minha obra, como capa do meu livro, pois a estoria se passa em Nuremberg e eu gostaria de usar a figura do artista medieval como minha capa. Você sabe como faço, se tenho que pedir os direitos para alguém da cidade lá na Alemanha ou coisa do tipo??
Meu email é valentine_vieira@yahoo.com
Obrigada