Páginas

05 novembro 2008

Exposição de Fotografia

Visitei uma Exposição de Fotografia
em Castelo Branco
no dia 2 de Novembro de 2008
.

No Museu Francisco Tavares Proença
(no antigo Liceu, onde fiz o meu 1ºano)


"Entre as diversas colecções que constituem e caracterizam o acervo do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, como a Arqueologia, o Bordado de Castelo Branco e a Arte Contemporânea, a colecção de Fotografia tem tendência a passar despercebida.
.
Incorporada nas décadas de 70 e 80 do século XX e constituída por poucos exemplares, raramente inéditos u invulgares, destaca-se na Colecção o conjunto dedicado à Cidade de Castelo Branco, ao seu crescimento urbanístico, às actividades económicas, às festividades, às celebrações políticas e militares e excepcionalmente, aos aspectos do quotidiano dos albicastrenses.
.
Fotografias resultantes de uma intenção de registo comemorativo ou jornalístico, ao tornarem-se colecção museológica ganharan valor de documento, à medida que oe eventos que registaram se perderam no passado e deles pouco mais ficou do que a imagem fotográfica.
.
Numa exposição dedicada à Cidade numa altura em que Castelo Branco sofre profundas remodelações, organizámos o percurso expositivo em dois núcleos. O primeiro aborda aspectos urbanísticos de Castelo Branco, onde se pode observar a abertura de avenidas e a construção (e também a destruição) de edifícios emblemáticos; o segundo núcleo mostra a vida da cidade através de diferentes eventos civis, culturais, políticos e militares.
.
Optámos por utilizar as fotografias tal como se encontram nas reservas do Museu sem qualquer recuperação digital, mantendo as marcas que o tempo e a utilização em inúmeras exposições anteriores deixaram sobre o papel fotográfico. Afinal estas marcas já fazem parte da História das imagens que aqui apresentamos."
.
Alda Rachena
FTPJ

Cruzeiro e Capela de S.João.
A Capela foi demolida em 1912.
O Cruzeiro está classificado como Monumento Nacional
.

Conjunto de edifícios antigos de Castelo Branco.

. A abertura da rua da Páqueixada (rua do Rei D.Diniz) - 1946/47

.

O Governador Civil e as colchas de Castelo Branco
As três figuras centrais são a Dr.ª Cândida Trindade, a esposa do
Governador civil e o Dr. Simplício Barreto Magro

.
As "casetas" do Mercado com o Governo Civil por fundo
.

Mais recente que a anterior, esta foto mostra uma parte do
Centro Cívico, com a Câmara Municipal, o prédio dos Valentes, a Esquadra da PSP, o Governo Civil e o velho Mercado Municipal.
Em primeiro plano, as "casetas" da Deveza e o espaço mais tarde designado por "passeio verde"
.
Assisti, com 10/12 anos, à abertura da rua da Páqueixada que passou a ligar a rua da Ferradura (rua João Carlos de Abrunhosa) à baixa da Cidade (que ficou conhecida nesta zona do Passeio, por Alameda Salazar)


Ao fundo, o Quartel do Batalhão de Caçadores 6
À esquerda, o Teatro de Castelo Branco, onde pela primeira vez vi uma peça de Teatro de Revista, na qual o actor Vasco Santana , abanava uma Oliveira (Salazar) que derramava sobre o palco uma quantidade imensa de moedas e notas do Banco de Portugal... Bons tempos...
.
Esta Exposição vai estar aberta ao público até 11 de Janeiro de 2009.
Ainda está a tempo...

Sem comentários: