Páginas

09 novembro 2008

E são eles do PS…

Após a manifestação de ontem que reuniu mais de 120 mil professores!
.
Ana Benavente:
Ana Benavente
.
Antiga Secretária de Estado da Educação considera "a política educativa profundamente errada”.
Nas escolas tudo se tornou mais importante do que ensinar.
Para os professores, “criaram-se novas castas e uma avaliação burocrática brutal.”
Para os alunos passou a existir “uma imensa impostura pedagógica” que faz com que “se mexa nos números e não na qualidade da aprendizagem”.
Quando uma classe profissional contesta uma política com esta dimensão, não pode um governante dizer que está certo contra o mundo.”
O que dá ao governo um certo conforto é a maioria absoluta mas isso é uma visão de curto alcance.”
Se olhar para as próximas eleições, o governo deve ter consciência que os professores e os seus próximos significam muitos, mas muitos votos.”
O Governo “tem muitíssimas razões para estar preocupado depois desta manifestação de força e deve repensar a sua politica educativa, principalmente na avaliação dos professores.”

Manuel Alegre:

Manuel Alegre

A escola pública requer exigência, não pode trabalhar para estatísticas, isso é pôr em causa a igualdade de oportunidades entre quem tem dinheiro e vai para a privada e quem fica na pública.”
A dimensão da manifestação não me surpreendeu. Se tantos estão na rua, terão as suas razões. O Governo deve ouvir a voz da rua.
.
Mostrou-se chocado com a intervenção da ministra da Educação durante o protesto dos Professores. Primeiro com a “inflexibilidade” da governante: “Temo que isso mine a confiança dos Professores, na própria profissão.” Depois com a “pouca cultura democrática”, ao referir-se à manifestação como um acto de “intimidação”.
Uma grande percentagem dos professores, que estima entre os 60 e os 70 por cento, votaram PS nas últimas legislativas.

Helena Matos:
(creio que não é socialista…)
Helena Matos

Vê como motivos de preocupação, pelos muitos sinais que vêm das escolas, a “manipulação das estatísticas”. Outro é a reforma em massa de professores. “É um sinal terrível, porque estamos a falar da saída do sistema de professores efectivos que são determinantes paro o funcionamento do rendimento das escolas.”
Cfr. Leonete Botelho.
in, "Público"
hoje, 08 11 2008
.
Não será por acaso que, no ranking há pouco conhecido, a minha Escola de Sempre, tenha caído alguns lugares significativos...
Não é coincidência! É o que se esperava, após esta política de ensino instaurada pela Sr.ª ministra e seus "ajudantes" mais próximos, os "yes man"... Estejamos atentos ao ranking do próximo ano! É que, durante este ano lectivo que decorre, já deram baixa mais uns tantos bons professores que aqui se fizeram e criaram nome como bons profissionais. No ano que passou, "foram abatidos" ao efectivo" mais um número significativo de excelentes pedagogos...
Óptimos Professores, Senhor "Menistra"... Que se foram embora antes do tempo! Por sua causa, minha "Çenhora"... pela sua incapacidade de ver mais longe, para lá das estatísticas que se propôs atingir! Para enganar quem?!... Quem é que acredita na sua política educativa?!... Apenas V.Exª e dois ou três iluminados que teimam em "segurar" as frágeis "amarras" que ainda os ligam ao Sistema.

Desafio agora a “luminosa inteligência” que actualmente dirige a educação em Portugal, a provar que os Professores que abandonaram nos últimos três ou quatro anos, para uma reforma premeditadamente antecipada, a Escola Secundária de Bocage (antigo Liceu Nacional de Setúbal), o fizeram a “mando” dos sindicatos…
Eles, há muito tempo se habituaram a pensar pela própria cabeça
Nunca estiveram a mando de ninguém tal como “muito boa gente” a quem impuseram uma meta estatística… que é necessário cumprir… para não “perder o tacho”!!!
Mas a verdade, é que o “tacho” está perdido
Então, seria de toda a conveniência que procurasse outra profissão!
Ser professora depois daquilo que fez a toda uma classe… já não dá!...
Sem as costas sobreaquecidas por uma maioria absoluta, tão mal gerida, V. Ex.ª não terá “coragem” para tal…
.
Um recado para o professor Valter Lemos:
V.Exª tem feito muito mal a toda um a Classe profissional que também era a sua!
A partir de certa altura, V. Ex.ª passou também a fazer mal à minha cidade… quando se alia o seu nome, a Castelo Branco!
Desapareça, Sr. Doutor… vá hibernar num outro sítio qualquer e pare de fazer “tropelias” e “vingançazinhas” que seria incapaz de fazer noutras circunstâncias. Se puder, reforme-se também… Já chega!... Já estamos fartos de si...
E vou mais longe...Até o aconselharia a abandonar o lugar que ocupa como presidente da Assembleia Municipal pois o seu nome já está a prejudicar a acção positiva de Joaquim Morão na Câmara de Castelo Branco! Mas não creio que tenha coragem para prescindir dessa “regalia”… para a qual, como é óbvio, foi legalmente eleito nas últimas eleições... Estas atitudes precisam de coragem. Que nem todos podem ter...

Sem comentários: