Páginas

30 outubro 2008

A "rebalda" continua...

Eles podem enganar-se a si próprios…mas não enganam mais ninguém!!!
.
O Governo quer tornar os chumbos desnecessários
O Governo diz que não vai proibir as escolas de chumbarem os alunos até ao 9º ano de escolaridade. Mas quer que os chumbos desapareçam naturalmente.”!
.
Diz o Senhor Valter Lemos que: “no caso português, o princípio da retenção e de repetência está muito arreigado, com muita gente a pensar que, se não houver chumbos, não há exigência.”
Terá o Senhor Valter Lemos mandado fazer uma “sondagem” que lhe permita fazer tal afirmação ou será, apenas, uma intuição sua?
.
Os alunos que cheguem ao Natal em risco de não concluir o ano, serão alvo de um acompanhamento obrigatório que garanta a assimilação dos saberes e assim a retenção deixa de ser necessária.” acrescenta o Senhor Valter Lemos.
E acrescento eu: “A mim não me engana, não!, senhor governante…”
.
Já pensou, Senhor Valter Lemos, onde irá buscar as verbas para pagar as “horas extraordinárias” aos Professores das escolas, ou para contratar novos professores, que dessa tarefa terão de ser encarregados? Se calhar já…

Mas, olhe, que terão de ser muitos…Vá-se prevenindo, Senhor Secretário…”
.

E em que instalações, dentro da escola, irão esses alunos recuperar? Nos pátios?... Nas águas-furtadas?... Nas caves?... Ou estarão a pensar em alugar casas devolutas para ajudar os senhorios a ultrapassar os difíceis tempos que correm?...
.
Porque é que V. Ex.ª não arranja, antes, “coragem” e “manda” esses rapazes da Assembleia da República, ou até os seus próprios “colegas”, decretarem uma legislação que obrigue os Professores a não chumbarem as maus alunos??!!!...
Acho que seria mais “honesto” da sua parte… E a par dos exames de Matemática, mandados fazer à medida das circunstâncias, também a obrigatória ausência de chumbos contribuiria, em muito, para levantar o nível intelectual da nossa “mocidade”…
.
Não, Senhor Valter Lemos… a mim o Senhor não vai enganar! Eu não deixo
.
Cfr. Natália Faria
no “Público” de hoje

Sem comentários: