Páginas

13 outubro 2008

Beira Baixa - Notícias de 1957 Nov./Dezembro

10 de Novembro
Cidade
Obras na rua

"Continuam os trabalhos de grande reparação das Ruas de S.Sebastião e do Pina que, como outras, estavam bem carecidas das obras que ali se estão realizando e que em muito beneficiarão estas artérias da cidade, e com elas ganharão um aspecto limpo e bem cuidado, que bem merecem pela sua localização na área central, naturalmente mais frequentada e com bons solares, e cerca da Sé Catedral.
Sem quebra de reconhecido mérito do empreiteiro, permitimo-nos sem acrimónia chamar a sua atenção para a urgente necessidade de aplicação dos seus costumados métodos, os mesmos que soube aplicar nas reparações das ruas de Lisboa e que tão louvados foram pela forma desembaraçada de execução.
Andam as obras um pouco lentamente e, como é compreensível, todos sofremos com estes retardamentos e muito mais os moradores dessas ruas, cujos lares estão permanentemente cheios de poeiras prejudiciais.
Além disso, é preciso concluir a reparação destas para que outras se façam e muito naturalmente a reparação radical da
Rua da Ferradura, com os indispensáveis cortes para o seu alargamento e ainda no bico da ferradura, que pede uma frontaria condigna, por ser impossível manter-se a péssima perspectiva que resulta desde já, de norte para sul, e se agravará quando o seu alargamento se fizer. Porém, assim o cremos, a Câmara Municipal não esqueceu esse pormenor e a seu tempo teremos ocasião de aqui lhe prestarmos os devidos louvores pela obra realizada para embelezamento da cidade, como louvores lhe são já devidos pelo alargamento da rua do Pina, fazendo recuar o gradeamento da casa do Sr. Dr. Ulysses Vaz Pardal, em benefício público, mas sem que por esse facto haja sofrido qualquer prejuízo e antes terá a ganhar esta residência senhorial com o arranjo que ali vai ser feito."
.
10 de Novembro
Nascimento
Está de parabéns o lar do nosso prezado assinante Sr. Eng. Alfredo Resende, pelo nascimento de um filho.
.
10 de Novembro
Eleições para Deputados --- "Clara manifestação"
Resultados das eleições, no Distrito.

.
"Publicados os resultados das eleições de deputados nos vários distritos, por eles se mostra que o número de votantes foi bastante elevado, apesar da falta de oposição que seria, naturalmente, um incentivo e um estímulo.
(…)
… e daí o nosso interesse na publicação dos resultados, para elucidação dos nossos leitores, quanto ao número de votos de cada candidato.
Dr. Albino dos Reis - 133.048
Eng. André Navarro - 133.083
Dr. Carlos Moreira - 133.441
Dr. Moreira Baptista - 133.200
Dr. João Amaral - 133.356
Drª MªLeite da Costa - 132.775
Marg. Craveiro Lopes - 132.776
Prof. Mário Figueiredo - 133.113
Cap. Teófilo Duarte - 133.142
Dr. Tito Arantes - 132.987
Dr. Ulysses Cortês - 122.690
Gen.Venâncio Deslandes – 133.261
.
Apraz-nos registar que o candidato mais votado foi o Dr. Carlos Moreira que, no dia 15 de Outubro, subscreveu o comunicado “Os monárquicos perante as eleições”, na sua qualidade de Secretário-geral da Causa Monárquica.

.
17 de Novembro
Aniversário
Faz anos no dia 20, o Sr. Carlos José Sanches Vaz Pardal
.
17 de Novembro
Militar
Foi promovido a Ten. Coronel, na última Ordem do Exército, o Sr. Major Américo Chamiço Dias Heitor
.
8 de Dezembro
João Carlos Mendanha
Regressou a esta cidade, reassumindo há pouco as suas funções na Direcção de Finanças, após ter estado requisitado em Serviço na Organização dos Serviços da Direcção Geral de Contribuições e Impostos
.
15 de Dezembro
Aniversário
Fez ontem 51 anos o nosso amigo e prestante colaborador sr.Dr.José Feyo de Lemos Viana
.
15 de Dezembro
Aniversário
Faz hoje anos, a Sr.ª D.Maria Hermínia Morão Albuquerque Moreira Dias Coutinho
.
15 de Dezembro
Aniversário
Faz hoje anos, o Sr. Domingos dos Santos Pio.
.
15 de Dezembro
Aniversário
Faz anos no dia 21, a Sr.ª D. Maria Amália Pinto Pestana Vaz Pardal
.
15 de Dezembro
Doente
Já se encontra, felizmente, quase restabelecido do ataque de gripe de que foi vítima, o Sr. Dr. Alberto Fialho, ilustre professor da Escola Técnica desta cidade.
.
29 de Dezembro
Aniversário
Fez anos no dia 25, o Sr. Dr. João do Nascimento Mansinho
.
29 de Dezembro
Aniversário
Faz anos no dia 30, a menina Maria Ignez d'Abrunhosa Mansinho
.
29 de Dezembro
Aniversário
Faz anos no dia 31, Sr. Eng. Alfredo Teixeira da Cunha Mota
.
29 de Dezembro
Escola Industrial e Comercial

“No passado dia 28, realizou-se nesta Escola, uma exposição de presépios, e distribuíram-se prémios aos alunos mais classificados. Dois prémios, no valor de 100$00, foram também atribuídos a duas participantes na XIII Exposição Nacional da M.P.F. (Mocidade Portuguesa Feminina).
O Snr. Dr. João Pinto da Rocha, Director da Escola, dirigiu, então, palavras de saudação aos professores e alunos, dizendo quanto lhe era grato encontrar-se ali reunido com todos os presentes, depois do que fez algumas considerações acerca do mistério da Natal e do significado de Presépio.
No fim, um grupo de rapazes, e outro de meninas, entoaram cantos de Natal e cantaram as Janeiras com versos de sua autoria.
Entre efusões de alegria e aplausos, assim terminou a festa.
Da exposição – a todos os títulos interessantíssima – constavam 8 presépios feitos com os mais diversos materiais, tais como: madeira, papel, cortiça, papelão, pano, arame e gesso.”
.
29 de Dezembro

Santa Casa de Misericórdia
Acerto de contas com Dr.José Afonso dos Santos
“Como se sabe, existia desde há tempos entre a Provedoria da Misericórdia e o médico oftalmologista Dr. José Afonso dos Santos, uma questão motivada por diferença de critérios quanto ao pagamento de serviços prestados no Hospital por aquele especialista a uma mulher dos lados da Lousa, Maria Cruz Cajado. Enquanto uns afirmavam que a mulher era pobre, e não podia pagar, outros desmentiam, apontando-a como possuidora de rendimentos. A questão chegou a ser levada ao Tribunal, que agora decidiu, dando razão aos que pretendiam que a mulher tinha rendimentos, pelo que esta terá de pagar as despesas do seu internamento.
Felicitamos, por isso, o Sr. Dr. José Afonso dos Santos pela razão do seu procedimento e congratulamo-nos, sobretudo, por terem sido salvaguardados os sagrados interesses da Santa Casa.”

Sem comentários: