Páginas

22 setembro 2008

Passaram 50 anos...

O Ventura Marques foi meu aluno em 1959!... Há 49 anos...

António Manuel Ventura Marques

.
Teria então 13 anos e frequentava o 3ºAno do Liceu de Setúbal.
.
Pertencia à "malta do combóio", ou melhor dizendo, vinha todos os dias do Lavradio para Setúbal, depois de apanhar, na Estação do Barreiro, o combóio que trazia os estudantes que ainda não tinham Escolas secundárias nas áreas da sua residência...
.
Estudantes do Barreiro, Lavradio, Baixa da Banheira, Alhos Vedros, Moita, Montijo, Pinhal Novo e até Palmela, tudo viajava no "combóio da malta!...
.
Nos dias em que havia nevoeiro, o combóio chegava atrasado à Estação de Setúbal...
..e era um delírio!

Lá se ia a primeira aula para desespero dos professores que, das janelas do Liceu observavam a maneira pachorrenta com que estes alunos se dirigiam para a Escola... através de todos aquelas hortas e terrenos baldios que então ligavam a Estação do Caminho de Ferro ao Liceu e que estão hoje pejados de prédios...
.
O Ventura Marques era um desses alunos.
.

Navegando na blogosfera, deu comigo casualmente. E ficou encantado por ter descoberto Amigos que não via desde aquela época...
...e resolveu contactar-me:
.
"Olá, que SURPRESA, estive só um ano em Setúbal, transferido de Nova Lisboa e para
Nova Lisboa voltei depois."
.
"Eu sou do Lavradio e naquela época estava a minha avó materna muito doente e eu estive um ano inteiro em Portugal. Bem, depois voltei a Nova Lisboa e estou aqui no Brasil desde 63 e em São Paulo, depois que me formei (engenharia eletrônica), faz uns 30 anos.
(...) "Tenho aqui, em formato eletrônico, uma foto do Gross na porta do Liceu de Setúbal."
(...) "A minha surpresa foi encontrar em Nova Lisboa o José António Guerreiro Solá da Cruz, que eu tinha conhecido no LNS. Tenho algumas fotos de Nova Lisboa, mas nenhuma em que apareça o Solá."
.
Não demorei a responder.
.
"Meu caro António Manuel

Gostei do teu contacto, quase 50 anos depois.Tenho tido algumas alegrias como a que tive hoje ao receber o teu e-mail, e fico satisfeito por te saber feliz.Creio que o Solá da Cruz esteve aqui no Liceu, há dois ou três anos, num almoçocom antigos alunos, mas não sei onde pára actualmente.

Se não te importasses, gostaria de ver a fotografia de que me falas, onde estás com o Trindade Gross à porta do Liceu. E, se não estou a abusar da situação, gostaria que me enviasses uma foto tua mais recente… Quem sabe se não daria um belo “post” no meu Blogue?! As tuas duas fotografias, com 50 anos de intervalo e o Carlos Manuel Gross ,ali ao lado, a fazer de testemunha?!!...Envio-te um abraço amigo Gostei deste “bocadinho”…
.

E o meu antigo aluno foi rápido na resposta.
Enviou-me as fotos que lhe pedira... incluindo a de um Ventura Marques que eu já não conhecia...

A primeira:

Hoje o António Manuel é assim, adulto, um Homem respeitável...

Diz-me ele em certa altura: "Lembro-me de uma vez não termos ido às aulas à tarde (eu, o Gross e mais uns outros), de seguirmos pela azinhaga que continuava para lá do liceu, e de subirmos toda aquela rampa de morro que dava no castelo de Palmela (lado virado a Setúbal) e, depois de termos esquadrinhado o castelo, termos também corrido muito, muito, para apanharmos o único comboio que nos levaria para casa e cujo apito nos arrepiava de urgência... ehehe, conseguimos a duras penas."

A segunda:
É delicioso ver esta fotografia, tirada numa aula do 3ºano, e identificar muitos daqueles alunos, hoje "rapazinhos" com mais de 60 anos...

À esquerda, meio cortada, a Leonor Perpétua Casanova (uma trança inconfundível...) com a Amélia Rosa Limpo (?) e em primeiro plano a Fernanda Raimundo e a Alda Inácio Barata. Ao centro, acenando, o Dias Duque. À direita, o Trindade Gross (de rosto mais claro), o Martins da Luz (de óculos); mais atrás destes, o Georges Marques Vales e o António Manuel Cunha Bento com a mão esquerda em evidência.

Eles eram assim em 1960:

Leonor Casanova

Amélia Rosa Limpo

Fernanda Raimundo

Alda Inácio Barata

Dias Duque

Trindade Gross

George Marques Vales

Martins da Luz

António Manuel Cunha Bento

A terceira:

No portão principal do Liceu Nacional de Setúbal, o Almas Imperial, o Rocha Lourenço e o Trindade Gross. O Ventura Marques fotografou.

Era assim, o João António Almas Imperial

...e assim o José Luís Rocha Lourenço
.

Creio que todos estes alunos entraram no Liceu. como caloiros, em Outubro de 1956. Acontece que os alunos desse curso comemoraram aqui no LIceu, em 14 de Outubro de 2006, as suas Bodas de Oiro. Fizeram um óptimo almoço na Cantina do Liceu e recordaram, cheios de saudade, aqueles belos tempos... e tiveram a gentileza de me convidar, tal como o fizeram com a DrªAusenda Pereira.
.
Aqui fica uma boa parte do grupo que nessa data se reuniu aqui no Liceu

Aqui podemos ver muitos destes alunos que vou identificar de forma aleatória:
Mário Sacramento, Cunha Bento, Sanchez Antunes, Ana Maria Cunha, Maria Luisa de Sousa Uva, Álvaro Gaspar Teles, Fernando Pereira Alves, Justino Teles Marques, Mário Eduardo Fráguas, Maria Amália Bornay, Beatriz Castelo Branco, Cândida Raposo Guerreiro, Fernanda Raimundo, Maria Isabel Oliveira, Ivone Esteves da Clara, Manuela Caldeira, Maria Margarida do Rosário, Cristina Firmo Farto, Helena Ribeiro, Ana Maria Resende, Maria Joaquina Ratão, Elisabete Maurício, João José Canário, Carlos Nobre, etc...

.
Deixo agora a foto actual de alguns destes "jovens" que foram contemporâneos do Ventura Marques, no ano lectivo de 1959/60

O José Custódio Sanchez Antunes


O António Manuel da Cunha Bento

A Maria Fernanda Correia Ramundo

A Maria Cristina Firmo Farto

O Carlos Nobre

O Carlos Alberto Ferreira

A Beatriz Castelo Branco

O Mário Sacramento, a Beatriz e a Ivone Esteves da Clara até cantaram!

A Guida Amaro do Rosário

A Beta Maurício

A Décia Cercas de Jesus

O João Manuel Nunes Teixeira

A Maria Joaquina Ratão

O Justino Teles Marques

A Maria Luisa de Sousa Uva

O Mário Eduardo Fráguas

O Ricardo Jorge Reynaud da Silva

A Rosa Maria Rogado


... e o Vitorino Gomes Muge

.
Espero, caro Ventura Marques, que recordes ainda com mais saudade, esse "curto" ano em que frequentaste o nosso Liceu, onde de vez em quando fazias uma "gazeta" para "investigares" a História de Portugal, em Palmela e em que eras assíduo frequentador do "Combóio da malta" que vinha todos os dias, do Barreiro...
Um abraço amigo!

1 comentário:

Angela Annibal disse...

Olá! Infelizmente, li que o Ventura foi morto por um assaltante no dia 03/04... Eu o conhecia. Um abraço