Páginas

14 julho 2008

O Prior de Trancoso...

Recordando a memória prodigiosa
do Dr. José Soveral Rodrigues

Dr.Soveral Rodrigues
.
"Sentença contra o padre FERNANDO COSTA, prior que foi de Trancoso, dada no ano de 1478, extraída da Torre do Tombo, armário 5º, maço 7º":

"
O padre Fernando Costa, prior que foi de Trancôso, de idade de 26 anos, será degredado das suas ordens e arrastado pelas ruas públicas no rabo de cavallos, e esquartejado em corpo e pôsto nos quartos, cabeça e mãos, em diferentes distritos, pelo crime de que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, de ter dormido com 29 afilhadas, tendo delas tido 97 filhos e 37 filhas; com 5 irmãs que delle tiveram 18 filhos e filhas; de 9 comadres 18 filhos e filhas; de 7 amas 29 filhos e 5 filhas; de 2 ex-creadas 21 filhos e 7 filhas.
Dormia com uma thia, chamada Anna Cunha, de quem teve 3 filhos e da própria mãe teve 2 filhos. Total 275 filhos sendo 200 rapazes e 75 raparigas, concebidos em 54 mulheres.
Attendendo a tão pasmosa potência o Rei perdoou-lhe a morte e mais tarde mandou-o castrar, para não continuar a abusar dos carcereiros que delle atraz não tiveram filhos
".
.
A "memória escrita" do Dr.José Soveral Rodrigues
ajudou a "conversa" num almoço realizado num
restaurante da zona da Lagoínha - Palmela

Sem comentários: