Páginas

17 julho 2008

Diana Amaro

Sucedeu na Minha Escola
"Aluna de 20 valores escolhe Engenharia"
Nasceu em Castelo Branco, concluiu o 9ºAno na Escola João Roiz e terminou o 12ºAno na Escola Secundária Nun' Álvares, com a nota 20.
No final dos três anos do Secundário obteve uma média de 19,6, depois, já incluindo os exames nacionais.
Chama-se Diana Inês Amaro, tem 18 anos e será aluna de Engenharia Mecânica, no Instituto Superior Técnico, a partir do próximo ano.


Diana Inês Amaro

Tomei esta decisão há pouco tempo. Gosto de Física. E como a Engenharia Mecânica é abrangente, acho que posso satisfazer o meu gosto”, afirma.
Diana Amaro parte a 18 de Julho para o Vietname, onde vai participar nas Olimpíadas Internacionais da Física.
O ano passado inscrevi-me nas Olimpíadas da Física. Ganhei a etapa regional e fui à Nacional, onde os 20 primeiros continuariam uma preparação. Os cinco primeiros dos 20 iam ao Vietname. Os quatro seguintes iam às Olimpíadas Ibero-americanas, no México. Fiquei em segundo”, refere com a naturalidade de quem gosta de saber e sabe do que gosta.
A preparação teve lugar no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, entre Janeiro e Julho, um fim-de-semana por mês, no âmbito do Projecto Quark!. “Era o programa olímpico, que é muito mais do que o 12º. E nós tínhamos que ir preparados
(…) o que importa é a experiência que ganhará e as já recordações da Secundária Nuno Álvares,que é uma boa escola e foi muito importante para mim”.
O que importa também é a Física: “Acho bonito conseguir mostrar, de forma sintética, as leis do mundo. É certo que há coisas imprevisíveis. Mas a Física procura tornar todas as coisas do mundo o mais previsíveis possível. E eu gosto de saber”, conclui.
.
Estas notícias fazem-nos bem à alma...
Sempre foi uma grande escola o nosso Liceu! Chamem-lhe o que quiserem...
Sempre teve bons professores que recordamos...
Parabéns! Diana...
Sabemos que serás uma boa representante da nossa Escola, e de Portugal, nas Olímpíadas do Vietname.
Desejo-te boa sorte!... Já que Ciência não te falta...
.
Cfr.Vitor Tomé
in. "Reconquista"
17.07.2008

1 comentário:

DiDi disse...

Obrigada pelo apoio.
Já regressei do Vietname (ontem) onde conquistei uma menção honrosa.
Posso também acrescentar que é uma honra poder representar a minha escola, a minha cidade e o meu país numas olimpíadas internacionais.
E espero que mais pessoas do Liceu se interessem por ciência e tentem participar em iniciativas do género.
Agradeço mais uma vez,

Diana Amaro