Páginas

16 junho 2008

Visita de Estudo à Serra da Arrábida

Liceu de Setúbal
1ºAno do Curso Complementar em 1976/77
.
Quase no final do ano lectivo, no dia 1 de Junho de 1977, decorreu uma Visita de Estudo à Serra da Arrábida, tal como havia sido decidido e planeado, com os meus alunos do 1ºAno (como a “revolução” chamava agora ao anterior 6º ano do Liceu… Uma das imensas “transformações” sofridas pelo sistema de ensino. Ficava tudo na mesma, mas… o “nome das coisas”, esse sim!… é que tinha de mudar… )
.
Iniciámos a subida à serra pelo lado de Azeitão, junto ao Casal do Forreta, na Curva da Estrada do Picheleiro, ali próximo do sítio onde funcionava o Parque de Campismo do Barreiro.
Tivemos a ajuda preciosa de uma nossa aluna que era também uma entusiasta do escutismo. Foi a escutista Paula Grandela que “dirigiu” a subida até à estrada (nº379-1) lá no alto, entre o Monte do Arremula (374 m) e o da Cabeça Gorda (406 m)
.
A meio desta subida da vertente norte, ao passar pela altitude entre os 200 e os 240 metros, houve uma “luta inglória” com uns “adversários desprezíveis” - as carraças que são endémicas naquela altitude - , e se agarravam a tudo quanto lhes cheirasse a pele…

Acima dos 250 metros, alunos e alunas tiveram de se "catar"... tantos foram os ácaros que lhes invadiram o vestuário... Pareciam formiguinhas com quatro patas... e ainda
magrinhos por não os termos deixado actuar como eles desejavam!

Depois foi um pouco de descanso na então pouco movimentada estrada superior da Serra da Arrábida... Num breve relance podemos aqui identificar os alunos/as: Graça Agostinho, a Leonor Cipriano, a Marina Zaida, a Amélia Bailado (deitada o asfalto), a Lurdes Martinho e, ainda lá mais atrás, a Zita Fortuna, o António Soares, a Ana Paula Grandela, a Ana Francisca Ventura, a Beatriz Barbosa de Matos e o Vitor Vieira Augusto.

Na curva da estrada, com o monte da Cabeça Gorda ali atrás, o grupo posa para a posteridade, desta vez com o professor lá meio.

Em primeiro plano a Graça Agostinho e a Maria Amélia Bailador com a Marina Zaida Almeida à esquerda, de perfil


A Ana Francisca, a Paula Grandela (cheia de fome...) e a Beatriz Barbosa de Matos


Antes de prosseguir viagem, uma fotografia com as "terras de Azeitão" por fundo. No 1ºplano: Ana Francisca Ventura, Raquel Ventura, Leonor Cipriano, Beatriz Barbosa de Matos e Ana Paula Grandela.
No 2ºplano: Maria de Lurdes Martinho, Vitor Vieira Augusto, NN, Marina Zaida, NN, António Soares, Graça Agostinho, Zita Fortuna e Amélia Bailador.

No ponto mais alto da Serra da Arrábida, os "montanhitas" ocuparam o pico do Formosinho (501 m). É uma vista soberba, a que se alcança dali, quer para sul quer para norte, sendo que esta, mesmo sem mar... é também muito bonita.

Sentados, em baixo, a Leonor Cipriano, o António Soares, a Lurdes Martinho, o professor jjmatos, o Vitor Augusto, a Marina Zaida e a Graça Agostinho.
Daí até lá acima, empoleirou-se quem mais dextro se mostrou...
e não velo lá nenhum
homem!! Identifico ali a Paula Grandela, a Raquel Ventura, a Zita e a Amélia Bailador.

Uma série muito bonita de fotos tiradas lá no alto do Formosinho obtidas de sul para norte, numa manhã com alguma humidade no ar.

Um momento de meditação da Marina Zaida. Sebastião da Gama também por ali andou, solitário, em busca de inspiração...


A Paulinha Grandela parece que está suspensa...

A Maria Amélia Bailador com as terras de Azeitão lá bem ao fundo

A Maria de Lurdes Justo Martinho

A Graça, a Beatriz, a Marina e a "supervisão" da Ana Francisca. Ainda no pico do Formosinho, era a hora de comer alguma coisa.

A Graça com o Vitor Augusto sob o olhar do Soares

Conquistado o "pico do Formosinho", os "alpinistas" desceram à base para descansarem um pouco e se prepararem para o resto da tarde. Era meio-dia mas ainda faltava ver muita coisa... muita plantinha e muita rocha de entre as que abundam por aquelas paragens...

Já tínhamos estado no Vale do Picheleiro. Faltava ainda seguir até ao vale do Solitário...
Já tínhamos visto algumas plantas mas convinha que ficassem na memória a Aroeira e o Zimbro, o Zambujeiro e o Aderno, o Pilriteiro e o Agave lusitânica, o Medronheiro e a Murta, o Alecrim e outros arbustos tão ligados àquele ecossistema da Arrábida.

Prestando "vassalagem" ao Formosinho...
antes de regressarmos à estrada 379 - 1

Já na estrada, uma última foto, de costas voltadas para a península de Tróia
Ainda tínhamos de visitar o Conventinho... e beber ali um pouco da água fresca que em toda a Arrábida é muito escassa, devido à porosidade de todos aqueles terrenos de natureza calcária... Ali, dentro do Convento, a água é uma benção do céu!...

2 comentários:

Unknown disse...

olááááá´...tem tantos anos!!
João Matos?? foi nosso prof de ciências naturais não foi?? Este registo está de facto espectacular, embora ninguém me reconheça nestas fotografias. Um beijinho e tudo de bom para si

Unknown disse...

wowwwwwwwww!!axo k conheço aquela rapariga de caracois, a maria de lurdes...deu-me à luz há 21 anos :D está aqui uma memória altamente,parabéns sr professor!