Páginas

27 junho 2008

A Balança de Joly

Determinação da densidade de um mineral

A densidade é uma relação entre o peso de um corpo e o seu volume:

...................... D= P/V

. O funcionamento da Balança de Joly é baseado na Lei de Hooke que nos diz:
"Dentro dos limites da elasticidade, a deformação sofrida por um corpo elástico é directamente proporcional à força deformadora."


A balança de Joly possui um sistema de pratos suspensos numa mola da aço, em forma de hélice, que se deforma proporcionalmente ao peso dos corpos que neles se colocam.

Um dos pratos, o superior, situa-se acima do nível da água enquanto o inferior fica sempre mergulhado na água de um copo de vidro colocado na plataforma do aparelho.


Esquema da Balança de Joly


1ªleitura - L1 Com os pratos da balança vazios


2ªleitura - L2 Com o Corpo no prato superior - O valor da deformação da mola é proporcional ao peso.


3ªleitura - L3 Colocado no prato inferior, mergulhado na água, o corpo sofre uma impulsão vertical, de baixo para cima igual ao peso do líquido deslocado (seg. Princípio de Arquimedes.)
A deformação da mola será então proporcional ao volume do corpo e, do mesmo modo, proporcional à impulsão



D = L2 - L1 / L2 - L3 ou seja D= P/V

no caso presente,

L2 - L1 = 23,0 - 21,5 = 1,5 (valor proporcional ao Peso)

L2 - L3 = 23,0 - 22,0 = 1,0 (valor proporcional ao Volume)

ou seja D = 1,5/1,0 = 1,5


Foi "isto" o que um grupo de alunos do 7ºAno do Liceu de Castelo Branco, após um treino de "dissecação de animais" que durou uma manhã quase inteira, foi pedir à DrªJulieta Neves que voltasse a explicar-lhes...
Estávamos a 24 de Junho de 1953... A Prova Prática do exame de Ciências Naturais estava mesmo à porta!... Realizou-se na manhã do dia 26 de Junho e para nada me valeram os treinos da ante-véspera... No entanto não deixei de ter sorte. Saíu-me a identificação de um Pica peixe (Alcedo hispida, Lin) e a identificação de uma lâmina com "tecido ósseo". Foi canja!...

Sem comentários: