Páginas

03 maio 2008

Uma exposição de pintura...

Não podia deixar de estar "Presente!"... depois do convite que me foi feito. E não me arrependi!...

O Clube Militar dos Oficiais de Setúbal

Valeu a pena regressar esta tarde ao Clube Militar de Oficiais de Setúbal de que fui sócio fundador...mesmo sem ser militar, e por convite de dois Amigos de há muito: o Sr. Coronel José Carvalho Fernandes e o Sr. Coronel Ernesto Carrilho do Rosário e com a "benção" do sr.General José Lemos Ferreira, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

No dia 10 de Abril de 1997, foram inauguradas as instalações do Clube tendo havido uma Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal
.
Esta sessão inaugural do Clube Militar dos Oficiais de Setúbal foi presidida pelo General Cerqueira Rocha, que era então o Chefe do Estado Maior do Exército.
.

O Convite da DrªCarla Canelas

Foi a minha jovem colega DrªCarla Canelas que me convidou pessoalmente e me deu a conhecer que duas outras nossas colegas, que foram professoras aqui no Liceu de Setúbal, expõem também nesta "mostra" de pintura... Fiquei orgulhoso ao saber que a DrªAntonieta Gil e a DrªOdete Gomes, ambas ex-professoras de Inglês do nosso Liceu, se têm dedicado ultimamenta a estas "coisas" da pintura... Tal como a DrªCarla!
.

DrªCarla Canelas

Drª Antonieta Gil

Drª Odete Gomes


Um pouco antes das 16 horas, foram chegando os convidados e Amigos das pintoras. Na companhia da DrªAntonieta e da DrªOdete reconhecemos aqui a DrªRosa Teixeira Duarte e a DrªMaria Helena Patacho de Matos

Foi a DrªMaria Odete de Carvalho Gomes que proferiu umas breves palavras com as quais se considerou inaugurada esta Exposição de Pintura. Ao lado, a professora Celina Vaz com quem elas aprenderam a "lutar com as tintas"... mostra-se naturalmente embevecida.

Ouvida com atenção pelos convidados que aqui se fazem representar pelas professoras Violante Mestre, Praxedes Esperança e Maria José Oliveira.

Num outro lado da Sala de Exposições, encontramos a DrªRosa Capela, a DrªSusana Barros, a DrªFátima Barros e a DrªMaria Teresa Loução todas elas muito compenetradas a ouvir as palavras de Odete Gomes.

Depois, foi a observação dos trabalhos expostos que ninguém diria terem sido obra de principiantes. De um modo geral os comentários foram muito positivos... A "mostra" agradou a todos, até aos mais exigentes e conhecedores da arte de pintar.

Carla Canelas junto de uma das suas telas

A Antonieta Gil parecia muito satisfeita com a sua "velha" oliveira de Serpa.

Odete Gomes junto de um dos seus trabalhos.

Nos momentos seguintes fez-se um pouco de sala, trocaram-se opiniões sobre as obras expostas e foi, mais tarde, servido um beberete aos convidados ali presentes.
Maria Teresa Loução e Maria de Fátima Barros fecham, e muito bem, este breve apontamento sobre a Exposição a que deram o título "Pelo Prazer de pintar".

Sem comentários: