Páginas

09 maio 2008

Prof. Sérvulo Correia

O Professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, José Manuel Sérvulo Correia foi hoje homenageado no auditório da Faculdade de Direito onde, pelas 18h 30m, deu a sua última aula.

Professor catedrático José Manuel Sérvulo Correia
Antigo aluno do Liceu de Castelo Branco.
.
José Manuel Sérvulo Correia, nasceu em Angra do Heroísmo em Dezembro de 1937 e frequentou o Liceu Nacional de Nuno Álvares, em Castelo Branco, até à sua transferência para Lisboa, onde o Reitor do Liceu Nuno Álvares, Joaquim Sérvulo Correia, tomou posse como reitor do Liceu Camões, em 1950.
Entre 1975 e 1976, foi secretário de Estado da Emigração no VI Governo Provisório, liderado por Pinheiro de Azevedo.
Sérvulo Correia foi militante e deputado pelo PSD, partido do qual foi secretário-geral em 1978 e que abandonou no ano seguinte, em conjunto com militantes como Magalhães Mota e Sousa Franco para fundar a Acção Social-Democrata Independente (ASDI).
Em declarações à agência Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa salientou que Sérvulo Correia "defendeu os interesses de Timor-Leste, a convite do Governo português, no caso da disputa de petróleo entre Timor-Leste e a Austrália, numa acção que foi ganha no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia".
"Tem um grande prestígio internacional, além do seu prestígio nacional", afirmou.
.
Como Antigo Aluno do Liceu de Castelo Branco esteve presente em muitos eventos realizados na nossa cidade e em outras reuniões similares. Ele próprio desempenhou um excelente papel de Anfitrião, em sua casa do Fratel, por altura da última Romagem de Saudade realizada em 2005, num memorável almoço que teve a bondade de servir a alguns velhos amigos de Liceu.

Sem comentários: