Páginas

02 maio 2008

Assim fica melhor...

"A Câmara de Castelo Branco irá recuperar uma parte das muralhas da Cidade, junto ao edifício da Portugal Telecom, onde decorrem as obras de construção da Praça Postiguinho de Valadares."


Entre o Largo da Sé e a rua dos Ferreiros
vai nascer um espaço novo e agradável

"Segundo o presidente da autarquia, “o projecto procura transformar toda a área sobrante da demolição de parte dos edifícios da PT num agradável local de convívio com os principais acessos pedonais a serem feitos pelas ruas Postiguinho de Valadares e das Olarias, esta última através de um passeio junto à muralha”..
Joaquim Morão recorda que "a Praça terá um parque de estacionamento, com capacidade para 85 lugares, dividido por dois pisos".
Se tudo correr bem até ao final do ano a obra estará concluída e a praça será aberta a todos os albicastrenses”.
.
Cfr. João Carrega
In, "Reconquista"
em 30 de Abril
.
As recordações que tenho deste local não são lá grande coisa... Por volta de 1940 ou 1942, com alguma frequência, a nossa Máe nos mandava, a mim ou ao meu irmáo Olímpio, levar o lanche para o meu Pai que trabalhava nos Correios, ali mais adiante, já no Largo da Sé.
Lá íamos nós, por volta das 17 horas, com um pequeno cestinho de verga na mão, desde nossa casa, na rua dos Peleteiros (na época, "rua das Constituintes") até aos Correios, onde esperávamos um pouco até que o lanche terminasse... Depois era o regresso a casa.
Passávamos sempre a correr naquela zona pois o cheiro nauseabundo de um urinol ali situado a isso nos obrigava...
Durante anos ali existiu aquela porcaria!... Bem próximo do Instituto de Santo António frequentado por muitos alunos e dirigido com mão de ferro pelo Dr.Palmeiro que nada fez (ou que nada pode fazer...) para alterar aquela situação.
Quem sabe se teria sido ele, quando mais tarde foi Vereador na Câmara, quem resolveu o problema daquela imundice?...
.

Diz a notícia que "prevista está também a construção de um grupo de sanitários dimensionados para serem utilizados por deficientes". Esperamos que façam esquecer os que ali estiveram instalados até ao fim da década de 50 (?)... o que não será muito difícil, nos tempos que correm...

Nota (à posteriori, às 11h:34m):
Acabo de saber que é do Arq.Luís Marçal Grilo a autoria do projecto de todo o conjunto desta Praça do Postiguinho de Valadades. Na verdade, o Presidente Joaquim Morão habituou-se desde há muito a rodear-se "por quem sabe", "por quem gosta do que faz" e "que continua a querer o melhor para Castelo Branco"...
Não há que ter qualquer receio pelo bom trabalho resultante desta "dupla de cidadãos honorários", (e de facto...) albicastrenses que já têm obra feita, desde há muito, em Castelo Branco e em Idanha a Nova.

Sem comentários: