Páginas

14 abril 2008

Capitão Carreto Curto

A notícia do desmentido foi veiculada para agência noticiosa ANI, em 20 de Março de 1963.
.
Uns dias antes,os jornais afectos aos interesses de Conakri anunciaram a morte, em combate, do Capitão José Carreto Curto. Essa notícia deixou uma amargura grande em toda a gente... Enorme, em todos os seus amigos!...
.
Os Serviços de Contra-Informação da Guiné - Conakri tinham feito o seu papel... e, no entanto, o Capitão Carreto Curto continuava "vivinho da costa"!...
Uns dias depois era entrevistado por um jornalista da Ani.

"Tradução" da notícia que surgiu num jornal, de Lisboa:

"Bissau, 20 - Está vivo, está em liberdade, está de óptima saúde, encontra-se presentemente em Bissau e foi entrevistado pelo correspondente da ANI, o capitão José dos Santos Carreto Curto, de quem um comunicado do PAIGC, ou "Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde", organização subversiva com sede em Conakri, disse que fora preso pelos terroristas, os quais o teriam executado. depois de o haverem submetido a "julgamento em tribunal marcial".
Esse comunicado foi oportunamente desmentido, aliás, pelo Serviço de Informação Pública das Forças Armadas.

O comunicado do PAIGC não surpreendeu o oficial.

Declarou o capitão Carreto Curto:
"Poderia pensar-se que o comunicado recentemente difundido pelo PAIGC, com base em Conakri me teria surpreendido. Não foi, no entanto, esse, o caso
O Capitão Carreto Curto prosseguiu:
“O conhecimento progressivo que, durante vários meses me foi dado adquirir, no contacto com populações que sofreram o aliciamento dos chamados movimentos de libertação, no contacto com agentes (responsáveis) desses movimentos, que me revelaram as técnicas que usam e em que foram doutrinados, no exame dos comunicados já anteriormente emanados pelo PAIGC, levou-me apenas a aceitar a notícia em questão como “mais uma”.
Mais uma” em que os processos se repetem e que têm cabimento perfeito e ajustado no âmbito das técnicas de propaganda destinadas a conseguir determinados objectivos. Estes objectivos que, na sucessão, definem diferentes fases de todo um plano devidamente arquitectado, têm uma importância e interesse, para os quais não pode haver obstáculos ou objecções.”

A Mentira é evidente

O sr. Capitão Carreto Curto disse ainda:
“No comunicado em causa não foi obstáculo a inveracidade dos factos nele relatados. Interessava, sim, convencer a opinião pública da existência de um determinado problema e que o público dele tomasse conhecimento. O objectivo foi, assim, atingido. Pergunto a mim mesmo se terá interesse referir factos, narrar acontecimentos, que possam definir toda a verdade e separá-la da mentira do comunicado. No entanto, julgo que a verdade de eu estar vivo é suficiente, visto que o facto não permite dúvidas, nem duplas interpretações. A mentira é evidente.
Resta apenas a realidade do objectivo do comunicado do PAIGC. Serão o juízo e opinião de cada um que lhe vão ou não conferir o valor positivo que o comunicado pretendeu alcançar ou o valor negativo atestado, pela verdade dos factos.” – (ANI)

José dos Santos Carreto Curto - 1950/51
Livro de Curso - Liceu de Nun'Álvares

jjmatos descasca batatas, Raúl Duarte Cabarrão controla o tacho que está ao lume e José Carreto Curto segura a tampa do tacho e...faz-se à fotografia tirada pelo Olímpio.
Acampamento na Quinta do Hilário, na Serra da Gardunha - Alcongosta,
em 25 de Agosto de 1953
.
.

Gen.Carreto Curto, D.Maria Odete Fernandes e José Roseiro Duarte
Almoço dos Antigos Alunos no Penta Hotel em Lisboa
15 de Maio de 1993


Gen.Chito Rodrigues, Gen.Carreto Curto, Eng.Olímpio Matos e Dr.José Pires Lourenço
em Castelo Branco, na Romagem de Saudade, a 27 de Maio de 2005.

Sem comentários: