Páginas

03 abril 2008

Beira Baixa - Notícias de 1956 - Janeiro

07/01/1956
Escola Comercial e Industrial de Castelo Branco
.
No salão nobre do antigo liceu desta cidade realizou-se no passado dia 3 do corrente, pelas 15 horas, a cerimónia da inauguração da nova Escola Industrial e Comercial de Castelo Branco – estabelecimento de ensino que muito honra a cidade, imensamente a beneficiando e a toda a região.

.
Presidiu à mesma cerimónia Exº Sr. Governador Civil, que era ladeado pelos Senhores Inspector do Ensino Técnico Profissional, Dr. Mário Alegria, Presidente da Câmara Municipal Dr. Augusto Duarte Beirão, Dr. Sebastião Morão Correia, Reitor do Liceu, Presidente da Junta de Província, Dr. Alberto Trindade, Tenente Coronel Castelo Lopes e Revº Arcipreste Padre João da Assunção Jorge.

.
Iniciando os discursos, usou da palavra, primeiramente, o Sr. Dr. Pinto da Rocha, ilustre Director da Escola. Depois de cumprimentar as entidades oficiais presentes, assistência, professores e alunos, teceu considerações acerca da importância do estabelecimento de ensino que se inaugurava, frisando que a sua criação constituía um acontecimento digno de festejar-se, como se fazia. Sempre escutado com muita atenção, referiu-se o Sr. Director às directrizes didácticas da Escola; falou da necessidade de recuperar o tempo perdido e, finalmente, depois de manifestar plena esperança na cooperação dos professores e alunos, terminou dizendo: “E se esta hora é de recuperação e de trabalho para todos, mãos à obra!”.

.
Falou, de seguida, o Sr. Dr. Sebastião Morão Correia. Num feliz improviso invocou o orador a afinidade que o seu estabelecimento de ensino, o liceu, tinha com o que se estava a inaugurar, e a comunhão dos respectivos ideais. Terminou por felicitar o Sr. Director e corpo docente, tendo, antes, afirmado que a criação da Escola representava garantia e confiança “na 25ªhora tão soturna sobre a qual pesa um ponto de interrogação”.

.
Usando da palavra, o Sr. Inspector do Ensino Técnico e Profissional. Dr. Mário de Alegria, realçou a confiança que depositava no bom desempenho das tarefas escolares, tendo tecido elogios à acção dispensada por SS. Exas. os Srs. Presidente do Conselho, Ministro da Educação e Director Geral do Ensino.
Vamos partir do nada. Mas não importa – o caminho está traçado e todos nós sabemos o que queremos e para onde vamos.” – frisou o insigne orador.

.
O Sr. Governador Civil encerrou depois a sessão inaugural, afirmando que se lhe afigurava fácil a recuperação do tempo perdido, dado o prestígio pessoal e profissional do Sr. Dr. Pinto da Rocha e competência dos senhores professores da Escola Industrial e Comercial, evidenciando que ao mesmo estabelecimento de ensino competia a transcendental e importante função de preparar, moral e profissionalmente, os alunos.
A assistência, em que se destacavam categorizadas individualidades do nosso meio, aplaudiu vibrantemente todos os oradores, terminando a cerimónia com manifestações de generalizado regozijo.
.
A Escola Industrial e Comercial inicia as suas aulas em curso preparatório com 141 alunos, incumbindo-lhe alem disso o encargo de melhorar, em curso de aperfeiçoamento, a capacidade profissional de 268 actuais trabalhadores, o que perfaz 409 alunos em cursos diurnos e nocturnos.
Protestando a maior satisfação por tão relevante melhoramento para a nossa cidade, foram enviados telegramas de saudação e agradecimento aos Senhores Presidente do Conselho, Ministros da Educação e das Obras Pública e Director Geral do Ensino Técnico Profissional.

Sem comentários: