Páginas

09 março 2008

Também é bom que se saiba...

Anteontem à noite, em Chaves, Santos Silva reagiu com indignação às vaias e gritos de "fascista".
.
"Estas pessoas nem sequer sabem distinguir entre Salazar e democratas. Provavelmente nunca lutaram contra o fascismo, mas eu lutei e tenho autoridade moral de dizer que o que nós estamos a fazer aqui é exercer o nosso direito e eles calam-se primeiro do que eu, porque a liberdade é algo que o país deve a Mário Soares, Salgado Zenha e Manuel Alegre… “ disse Santos Silva à entrada para uma reunião.
.
1º comentário
O Dr.Santos Silva tinha 16 ou 17 anos no 25 de Abril.
Uns anos antes dessa data lutava-se contra o fascismo…
mas não estou a ver um “puto” com 12 ou 14 anos, naquela época e, para mais, oriundo de famílias gradas e bem instaladas no Norte, a lutar contra o fascismo!
O "mal" deve ser dos meus olhos...
.
Mas Augusto Santos Silva diz que lutou contra o fascismo, e Santos Silva é sem dúvida um homem honrado! (cfr.Júlio César, III Acto, Cena II - Shakespeare)
.
Atribuindo o combate pela liberdade apenas a "históricos" do PS, o ministro disse que Soares, Zenha e Alegre "lutaram pela liberdade antes e depois do 25 de Abril, primeiro contra o fascismo e depois da Revolução dos Cravos tentando impedir uma "ditadura comunista". "O clima político que algumas pessoas estão a tentar desenvolver em Portugal é um clima de intimidação, é um clima próprio da natureza antidemocrática dessas forças. E se for preciso defender outra vez, como defendemos em 75, a liberdade em Portugal, o PS, posso garantir, estará na linha da frente da defesa das liberdades públicas", disse.
.
2º comentário
No Verão quente de 1975, andei pelo norte. Visitei Braga. Visitei Vila Nova de Famalicão. Estive em Ponte de Lima e Ponte da Barca, em Barcelos e Guimarães, uns dias após as lutas a que se refere o Dr.Santos Silva. Claro que eu não o conhecia na altura. Não o vi… provavelmente, por isso. Mas ele devia andar por ali algures, vigilante da democracia…
.
Augusto Santos Silva diz que se for preciso defender outra vez, como defendemos em 75, a liberdade… ele estará na linha da frente, e Santos Silva é sem dúvida um homem honrado! (id. ibid).
.
A alusão ao chamado Verão Quente de 1975 motivou a reacção do líder de um partido representado na AR. "Noutros tempos Santos Silva esteve do lado daqueles que queriam impor ditaduras", afirmou. "O trajecto político desse ministro é um trajecto vindo dessa área", numa alusão ao facto de Augusto Santos Silva ter sido apoiante de movimentos trotskistas em meados da década de 70 e ter sido mesmo militante do Movimento da Esquerda Socialista (MES). Ora, o MES estava do "outro lado da barricada", ou seja contra Soares, Zenha e Alegre quando estes combateram a deriva esquerdista e comunista, designadamente na famosa manifestação da Fonte Luminosa, em Lisboa, em Maio de 1975.

3º comentário
Esta tirada é mais grave! Ficamos com a ideia de que o Sr. Dr.Santos Silva terá tido um percurso político um tanto sinuoso… e não tem pejo, agora, em enganar aqueles que em si votaram, pensando que a História se pode “esquecer” ou “alterar” conforme as circunstâncias
Pelo que lemos, o Dr.Santos Silva estava exactamente no “outro lado da barricada” onde se alojavam aqueles que agora se põe a elogiar: Zenha Alegre e Soares.
O tempo, por vezes, é um remédio… Outras, nem por isso…
.
Ainda em relação ao tom contundente do ministro, o líder referido recordou que, na campanha para as presidenciais, Santos Silva chegou a afirmar que "a chegada de Cavaco Silva à Presidência da República seria um golpe de Estado Constitucional". "Alguém que afirma isto não tem credibilidade nenhuma", sublinha.

4º comentário
É de esquerda… é de esquerda… mas tem sentido, desde há muito, o aconchego familiar, com a mão esquerda em cima… a direita por baixo…
É sempre a direita quem aguenta mais o peso… dos disparates da esquerda…
.
Boa noite!...

Sem comentários: