Páginas

31 março 2008

Setubalense - 1954 - Novembro

02-11-1954
Homenagem ao Dr.Mendes Dordio
A homenagem prevista é anulada.
Transcrição de carta recebida pela Comissão Organizadora:

.
"Setúbal, 29.X.954
Exmº Sr. Dr. Carlos Patrício Paúl e meu prezado amigo
Logo que tive conhecimento da preparação da homenagem, imerecida, que alguns amigos me desejam prestar, com um banquete a realizar no Clube Setubalense no dia 6 do próximo mês, ponderei demoradamente sobre a resolução que devia tomar. O meu temperamento não se coaduna com estas manifestações, porque tenho tido sempre uma vida dedicada assiduamente ao trabalho e sem exteriorização de qualquer natureza. Por esse facto peço licença para solicitar a anulação do banquete, visto que é meu desejo que não se realize."

.
06-11-1954
Homenagem ao Dr.Mendes Dordio (1ªpág. c/foto)


À hora que começa a circular hoje pelas ruas, o nosso jornal, deve estar a terminar no Liceu Nacional de Setúbal, a festa de homenagem ao antigo professor, e mais tarde Reitor desse estabelecimento de ensino, Exº Sr. Dr. Cipriano Mendes Dordio.
.
08-11-1954
Notícias Pessoais
A festa de homenagem ao Dr.Mendes Dordio (1ªpág.)
"...Num dos anfiteatros, superlotado, assistiu-se à última lição do professor, lição simbólica mas que resume toda uma vida dedicada ao ensino, de que o Dr.Mendes Dordio se desligou em Setembro passado. Na forma habitual, fez ao acaso uma "chamada à lição" recaindo a mesma na pessoa do ex-aluno Dr.José Soveral Rodrigues. O facto, por inesperado, causou certo "nervosismo" aparente no examinando e hilariedade na assistência. Sempre em tom jocoso, travou-se vivo diálogo entre o antigo Mestre e o ex-aluno, hoje distintos colegas em Medicina. Este alegava que não vinha preparado, mas logo o Professor objectou que a água... toda a gente a conhece". O aluno, tomando este tema, cita com desembaraço todas as fórmulas do composto de Hidrogénio e Oxigénio. E no quadro preto escreve-as, desde o OH2 ou H2O, como modernamente se diz, até à OH2pé que, na gíria académica quer dizer "água-pé". O Mestre faz depois sérias e profundas considerações sobre a evolução da Física e da Química até aos nossos dias, mostrando o avanço da ciência nestes sectores, tendo sido escutado muito atentamente. Terminada a aula, terminava a actividade do Dr.Mendes Dordio, no Magistério."
.
08-11-1954
A festa de homenagem ao Dr.Mendes Dordio
Sessão Solene
No Ginásio, a Mesa foi constituída pelo Dr. Mendonça e Costa, vice-Reitor, que teve a seu lado os srs. Dr. Cipriano Mendes Dordio e Major Marques de Andrade, da Direcção Geral do Ensino Secundárioe, ainda, os professores Dr.ª D. Ofélia Carvalhão e Dr.ª Elisa Arco e os professores Drs. Aires de Abreu, Joaquim Arco, Estêvão Moreira e Lacerda Ferreira, este na qualidade de ex-professor do Liceu.
Os Discursos
Em nome dos alunos falou o quintanista Jorge Paúl. Em nome das alunas falou a menina Catarina Matos Perienes. Falaram ainda os senhores Carlos Hydalgo Loureiro, condiscípulo em Évora, falou o professor Dr. António Bandeira. O aluno Rui Alves ofereceu, em nome da Academia, uma artística lembrança.
.
10-11-1954
Notícias Pessoais
Foi nomeado Vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, o Sr. Dr. Manuel Seabra Carqueijeiro.
.
13-11-1954
Notícias Pessoais
Por convite da Sociedade de Escritores-Compositores, foi nomeado seu representante neste Concelho o Sr. José Leitão Ferreira.
.
13-11-1954
Novo Vice-presidente da Câmara
Causou geral satisfação a notícia da nomeação do nosso conterrâneo, distinto médico e um valor social da nossa terra, Sr. Dr. Manuel Seabra Carqueijeiro, cuja portaria do dia 6, foi publicada no Diário do Governo" de 12 do corrente, 2ªSérie, nº266. O acto de posse está marcado para o dia 17, quarta-feira, na sede do Governo Civil.
.
15-11-1954
Notícias Pessoais
Um aniversário (com foto na 1ªpágina)
Fez ontem anos, o nosso querido amigo e distinto médico de Setúbal sr.Dr.José Paulo Pereira Machado a quem a população da cidade muito considera e estima. . 15-11-1954
Notícias Pessoais
Faz hoje 12 anos que faleceu no Hospital de Setúbal, o Eng. Duarte Pacheco.
.


17-11-1954
Novo médico
O Sr. Dr. Fernando de Pádua começa amanhã a exercer clínica nesta cidade.
.
20-11-1954
Funcionalismo público
Pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros foi colocado na Delegação de Portugal em Nova Deli, o 3º Secretário sr.Dr.José Manuel Noronha Gamito, distinto setubalense.
.
24-11-1954
Distrito
As terras de Foros de Cabanas e Fernão Ferro, nos concelhos de Palmela e do Seixal, vão ser expropriadas e entregues, por venda, aos que as cultivam.
.
27-11-1954
A festa de homenagem ao Sr. Eng. Armando Medeiros
Realizou-se na terça-feira (23.11.54) na Sala Joaquim Ferreira de Sousa, pela passagem do seu aniversário natalício. Presidiu à sessão, sua esposa D.Maria da Assunção Medeiros. Usou da palavra o Dr. Marques dos Santos, em nome do corpo docente.
.
29-11-1954
C.M.Setúbal
Foram eleitos os diversos representantes do Conselho Municipal, que ficou assim constituído:
Eng. Fernando Porto Soares Franco
Alfredo Figueiredo da Silva
Alfredo Pereira Sequeira
António Henriques de Oliveira, pelas Freguesias.
Dr.José Soares Franco, pelas Misericórdias
Ricardo Correia e Eduardo da Conceição Mesquita, pelos sindicatos
Zófimo Encarnação Luz, pela Casa do Povo de Azeitão
Com. Laurindo Henrique dos Santos, Capitão do Porto
António Luis Esteves, pelo Grémio da Lavoura
Manuel José Goes, pelo Grémio do Comércio
Eng.António Soares Franco, pela União Vinícola
O Conselho Municipal, por sua vez, elegeu a Câmara, que terá a seguinte constituição:

.
Vereadores efectivos
Afonso Henriques Rocha
Eng.António Barroso
Eng.António Soares Franco
Dr. Eduardo Albarran
Dr. Joaquim Arco
José Narciso de Freitas

.
Vereadores substitutos
Carlos José Pinto
Dr. Henrique Chancerelle de Machete
Joaquim Rodrigues Simões
Dr.José Caldeira Areias
José Veríssimo Abrantes e
Eng. Raul Veríssimo de Mira

Sem comentários: