Páginas

07 março 2008

Joel Serrão

Joel Serrão morreu anteontem, dia 5 de Março, em Sesimbra, aos 88 anos de idade.

Historiador, autor de trabalhos fundamentais sobre o século XIX português, ainda hoje considerado uma referência, e estudioso da obra de escritores como Quental, Cesário Verde ou Fernando Pessoa, Joel Justino Baptista Serrão foi também. professor efectivo do 4ºGrupo (História), no Liceu Nacional de Setúbal, nos anos de 1950 a 1953.

Joel Justino Baptista Serrão

De Joel Serrão diz o ensaista e grande pensador Eduardo Lourenço (que, para quem o não saiba, é cunhado da nossa colega DrªZita Faria):
"Foi um dos grandes, uma figura verdadeiramente marcante da cultura portuguesa do século XX".
"Era um trabalhador incansável, coisa sempre pouco vulgar em Portugal".
“Serrão esforça-se por repensar a História de Portugal, e em particular a do século XIX, (…) mas também as suas pioneiras reflexões em torno da obra de Pessoa e os estudos que dedicou a poetas como Antero de Quental, Cesário Verde ou Eugénio de Andrade.
Lourenço vê-o como "o último grande discípulo de António Sérgio", ainda que "não fosse sergista no sentido de uma fidelidade absoluta, porque era uma pessoa de grande independência e sentido crítico". Aludindo à doença de que Joel Serrão sofria, Lourenço diz que "o país não se deu conta de que ele desaparecera e estava entre parêntesis há já muitos anos". E embora admita que "tenha sido por pudor que não se fez nada", o ensaísta confessa achar mais provável que a explicação esteja na "inconsciência cultural portuguesa, que só acorda quando as pessoas morrem".
Cfr. Luis Miguel Queirós,
in "Público" (hoje).

Hoje, a bandeira nacional deveria estar içada a meia haste na Escola onde deu aulas no início da década de cinquenta... mas não está!...

1 comentário:

saudades disse...

saudades imensas que tenho dessa ilustre pessoa; sou brasileira e tive a oportunidade de conhecê-lo, uma vez que prestava serviços em sua casa em santana-sesimbra.
Ele era especial!!!!!!

Saudades eternas......